Skatistas reclamam de falta de estrutura em torneio promovido no ‘Macapá Verão’
Estrutura com tendas, som e premiação não foram cumpridos pela Comel, que incluiu o evento como parte da programação de férias da prefeitura.
A Associação de Skatistas do Amapá (ASKAP) está reclamando da falta de estrutura em um campeonato que fazia parte da programação do Macapá Verão. O evento foi confirmado junto a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) que teria prometido apoio ao torneio com estrutura de tendas, sonorização, premiação para os vencedores, entre outros recursos, mas segundo a associação no dia previsto, 30 de julho, foi entregue apenas cubas de água mineral.
Durante todo o mês de férias, os atletas intensificaram os treinos para competirem nessa programação. Além da capital, o sábado reuniu esportistas de Porto Grande, Mazagão, Santana e Laranjal do Jari.
De acordo com o presidente da ASKAP, Giovane Pontes, o descaso desmotiva o grupo de atletas que já treina em meio a pouco recursos e apoio. Ele também contou que a associação não recebeu da Comel explicações e nem retratação sobre o ocorrido.
“Nós somos desassistidos. Foi um constrangimento enorme para os jovens que treinaram muito e as famílias que acreditam nos filhos e foram ao local. O pouco que foi prometido não foi feito”, relatou.
A expectativa era de reunir 80 skatistas inscritos, divididos nas categorias master, amador, feminino e iniciante. Para a ASKAP, o episódio reforça estereótipos e o preconceito com o esporte e com os atletas amapaenses.
Em nota a Comel informou que a estrutura solicitada pelos parceiros foi inviabilizada com a realização do desfile do bloco A Banda. Sobre a premiação, o Executivo municipal disse que todas as modalidades esportivas do Macapá Verão tiveram uma mesma premiação, mas não foi explicado o motivo da ausência do reconhecimento no skate
Confira nota na integra:
Sobre o Campeonato de Skate promovido durante a programação do Macapá Verão, a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) entende que cada modalidade requer premiações específicas, no entanto, a programação esportiva incluiu diversos torneios, sendo acordado de forma justa, a mesma premiação em todos os eventos. Já a estrutura solicitada pelos parceiros foi inviabilizada com a realização do desfile do bloco A Banda.
A Comel reforça o compromisso com o incentivo a todas as práticas esportivas, inclusive o skate, que faz parte das modalidades olímpicas mundiais e também serve de inspiração para milhares de crianças, jovens e adultos que diariamente se aventuram no esporte.