Cultura

Quilombo do Maruanum recebe a caravana da rede quilombolas do Amapá e Ajomprom

O dia 21 de outubro, foi marcado com um encontro de gerações, com a presença de professores, pais, avós, pessoas da comunidade e os alunos da Escola Quilombola Raimundo Pereira da Silva, no Distrito do Carmo do Maruanum, em Macapá, onde participaram de mais uma etapa do edital ”VIDAS NEGRAS: DIGNIDADE E JUSTIÇA” do Fundo Baobá, com o projeto “Povos Quilombolas do Amapá: a luta pela garantia de direitos,” de execução da Associação de Jovens Moradores e Produtores Rurais de Santa Luzia do Maruanum – AJOMPROM e também da Rede Quilombolas do Amapá.

Certificado como remanescente de quilombo, em 2020, pela Fundação Cultural Palmares, localizado cerca de 60km da capital, no sentido sul da Br 156, o quilombo do Carmo do Maruanum é conhecido, tradicionalmente, pela boa qualidade da farinha de mandioca produzida pelos agricultores da região, e pelas tradicionais louceiras que produzem panelas de barros, além de manifestações culturais e religiosas que envolvem o marabaixo.

O evento contou com a participação de aproximadamente 200 alunos de diversas comunidades que compõe o distrito, como: Carmo do Maruanum, Monte das Oliveiras, Santa Maria, São Pedro, São José, Torrãozinho, Simeão, Conceição do Maruanum, Santa Luzia, Bacaba, São Raimundo, Maçaranduba I e II, São João, São Sebastião do Pirativa, Vila Carvalho e Kariobal.

A programação contou com palestras, atividades lúdicas e a realização de oficinas temáticas, como a de “Cartografia social do território: Conhecer e reconhecer seu pertencimento ancestral”. Esta atividade acontece com uma formação de grupos da mesma comunidade para que desenhem seus respectivos espaços territoriais, e logo em seguida os grupos apresentam para os demais convidados.

Josilana Santos, coordenadora do projeto, disse da importância deste projeto. “conhecer seu espaço territorial é fundamental para que cada comunidade quilombola possa saber da efetivação e a luta por seus direitos, e todas as atividades executadas no projeto, tem este objetivo principal.”

O projeto segue com agendas marcadas para os municípios de Itaubal do Piririm, Calçoene e Oiapoque.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo