Atendimento humanizado proporciona rotina de tratamento mais leve em anexo do HE
Proporcionar uma rotina de tratamento mais leve para pacientes internados é o objetivo da equipe de fisioterapia do Anexo do Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE). Sempre que possível, os profissionais da unidade desenvolvem o atendimento de forma lúdica, proporcionando interação entre fisioterapeuta e paciente.
Nesta terça-feira, 24, a fisioterapeuta Shirley Paiva realizou a atividade a beira leito com o paciente Juvenal de Oliveira, que está internado na enfermaria da unidade. A cena lembra uma brincadeira: a profissional se posiciona em frente ao paciente e de mãos dadas dançam, cantam e movimentam os membros superiores.
A fisioterapeuta explica que o paciente foi vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) com rigidez articular de membros superiores, inferiores e déficit de equilíbrio, restrito ao leito. “Após iniciar as sessões de fisioterapia, seu Juvenal evoluiu com melhora da mobilidade em membros e controle de tronco”, disse Shirley.
A profissional destaca que o paciente foi estimulado a trabalhar mobilidade num momento de descontração durante a terapia no leito. “Com bom humor e criatividade conseguimos ter mais adesão às terapias propostas, fazendo do exercício algo prazeroso. Eles ganham força muscular, enquanto arrancamos sorrisos, pois o bem-estar do paciente também é fundamental no tratamento”, afirmou.
A gerente assistencial do HE. Analu Alves, revela que a equipe multiprofissional da unidade desenvolve ações nas enfermarias para que os pacientes possam quebrar a rotina de tratamento, tornando a hospitalização mais leve.