HE implanta prontuário afetivo
O Anexo do Hospital de Emergência Dr. Oswaldo Cruz (HE) iniciou o projeto Prontuário Efetivo, a iniciativa visa aprimorar a assistência qualificada e humanizada, personalizando o atendimento prestado aos pacientes internados nas enfermarias da unidade de saúde.
O coordenador de Experiências do HE, Adriano Prata, explica que o prontuário afetivo tem perguntas simples, mas que fazem diferença no processo de construção e fortalecimento de confiança na equipe.“É uma maneira descontraída do paciente poder compartilhar suas preferências, momento em que este informa se possui algum nome ou apelido pelo qual prefere ser chamado, profissão, gosto musical, comida preferida, o que mais gosta de fazer e se torce para algum time de futebol”, disse.
De acordo com Adriano, a coleta das informações ocorre à beira leito, de forma individual. “O prontuário é preenchido manualmente, com as respostas dos pacientes e posteriormente expostos em um acrílico ao lado da identificação do usuário, sendo uma extensão humanizada de dados fornecidos pelo paciente/acompanhante”, afirmou
O psicólogo Ericles Irving destaca que o prontuário afetivo é uma iniciativa da Comissão de Humanização. “O projeto foi criado para que o paciente compreenda que seus gostos e preferências são importantes para nós, o que faz com que ele se sinta mais acolhido pela equipe e pertencente a este espaço de recuperação”, revelou.
O paciente Rogério dos Santos aprovou a iniciativa. “É algo simples, mas faz a gente se sentir ainda mais importante. Essas ações mostram que tudo é pensado para o bem-estar do paciente”, concluiu.