Santana

Prefeitura de Santana realiza caravana para apresentação de propostas do Plano Diretor do município

Começou na última segunda-feira,22, as Caravanas do Plano Diretor promovido pela Prefeitura de Santana por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Habitação-Semduh. O evento ocorreu no Centro de Artes e Cultura e contou com a participação da equipe técnica e gestores da Prefeitura de Santana.

Neste primeiro encontro foi debatido o Plano Diretor que teve como facilitadores Thaís Boch, especialista em planejamento urbano e Alessandro Laranjeiras.

O Plano Diretor tem três pilares que são: O poder público, sociedade civil e Conselho municipal.

A preparação

O último Plano Diretor foi debatido no ano de 2006, cada Plano tem prosperidade de dez anos, e pensando nisso a Prefeitura de Santana solicitou a elaboração e discussão do novo Plano Diretor.

A preparação ocorreu em 2022, desde então, ocorreram etapas de leitura com oficinas comunitárias, audiência pública com diagnóstico e oficinas temáticas, e a partir desses encontros foram feitas as propostas.

“Hoje é a segunda fase dessa construção do novo Plano Diretor. Onde estamos trazendo todas as propostas que foram apresentadas e discutidas durante todo esse tempo, e vamos de fato saber se é necessário e viável para uma cidade desenvolvida”, disse Thaís Boch.

Durante encontro foram apresentadas propostas como: Revisão e Atualização do Zoneamento Urbano; Plano de Saneamento e Drenagem Urbana; Implantação de Transporte Público Eficiente; Melhoria da Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Integrado com Macapá; Divisão da Economia Local; Fomento ao Turismo Sustentável; Estímulo ao Comércio Local, dentre outras propostas.

“O novo Plano Diretor tem importância para todos que envolvem a cidade. As ações que envolvem os espaço urbano, públicos ou privados é de fundamental importância para que o desenvolvimento da cidade seja feito de forma planejada e atenda às necessidades coletivas de toda a população, visando a garantir uma cidade mais moderna, equilibrada, inclusiva, ambientalmente responsável, produtiva e, sobretudo, com qualidade de vida” , disse Helder de Lima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo