HE conscientiza sobre Janeiro Roxo
A Comissão de Humanização da Unidade Assistencial do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz realizou uma atividade educativa com pacientes, acompanhantes e profissionais sobre o Janeiro Roxo, campanha nacional celebrada desde 2016 como objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae
A equipe explicou sobre os sintomas e as formas de contaminação. A doença é uma das mais antigas do mundo, assusta e atrai preconceito, acomete a pele e os nervos, podendo levar a óbito quando não tratada adequadamente. Para uma melhor absorção do tema, foi realizada dinâmica sobre mitos e verdades referentes à hanseníase.
A ação colaborou para a expansão do conhecimento sobre o assunto, bem como proporcionou um ambiente de descontração e aprendizado sobre a doença, que já pode ser identificada através de amostra de sangue e tem seu tratamento gratuito pelo sistema único de saúde (SUS). O prédio da unidade está iluminado na cor roxa, em alusão à campanha.