Clécio Luís dá início a 53ª Expofeira Agropecuária do Amapá
A Expofeira Agropecuária do Amapá é um dos principais eventos do setor agropecuário do estado e iniciou nesta quinta-feira, 29, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades estaduais, empresários, produtores rurais e a comunidade local. Durante o evento, foram realizadas diversas atividades, como apresentações culturais, feiras de artesanato, competições, rodeios e leilões. Além disso, a Expofeira ofereceu uma oportunidade para pequenos e grandes produtores exibirem seus produtos e realizarem negócios.
O evento também teve uma programação voltada para o entretenimento, com shows musicais e apresentações artísticas, promovendo um ambiente festivo para os visitantes.
“Começamos com a tradicional cavalgada, mais de 40 cavalos com cavaleiros e amazonas, e era do Balneário da Fazendinha até aqui. A feira fala por si só, aqui são 332 metros quadrados dentro do parque de exposições da Fazendinha, um lugar de negócios”, disse o governador Clécio Luís.
Ele lembrou que o lugar de exposições foi construído pelo primeiro governador do Amapá, o governador Janari Gentil Nunes. “Ele construiu para ser uma Fazenda Modelo, na frente ele construiu uma vila operária, construiu um matadouro e o balneário, e ficou fazendo daqui a Fazenda Modelo, que deu, nome carinhosamente chamado de Fazendinha e aqui começaram as exposições. Em 80 anos de território, temos 76 anos intercalados. Agora, ultimamente, passamos 8 anos sem a realização da Expofeira. Foi um compromisso nosso, que a feira iria voltar e voltou pra ficar. Estamos no segundo ano consecutivo, ela está maior do que o ano passado, que já foi gigante. Como eu disse, são 330 metros, mil metros quadrados, desses 150 mil metros quadrados, é de área coberta”, disse ele.
“Aqui, tem quem está mostrando a cultura tradicional da nossa agricultura familiar, mas também tem a alta tecnologia, tem ganho genético, tem exposição de animais. Nós temos aqui um pavilhão de inovação com tudo que há de mais moderno, tecnologias agrícolas, seja para a cultura familiar, seja para a geração de energia renovável, como energia fotovoltaica, energia solar”, finalizou o governador.
De acordo com Clécio Luís a previsão é que passem por esses portões cerca de 100 mil pessoas todos os dias. “Nós temos de tudo para atrair pessoas, a ideia é que tudo que está sendo feito aqui tenha um propósito, o objetivo qual é, gerar desenvolvimento econômico social, gerar emprego, gerar negócio, portanto o show vai ser muito bacana, daqui a pouco eu estou lá, na minha Cuba, mas o show tem um propósito, o show não é um fim em si mesmo, o show é para atrair pessoas, para que elas venham conhecer a Expofeira, participar, se empolgar, para que os jovens que vêm na sua catraia aqui das ilhas, possam colocar sua catraia, estacionar, ter engarrafamento de catraia, como no ano passado, no show do Carabao, mas que ao passar pelos pavilhões, ele possa se entusiasmar e empreender com os produtos da floresta que eles têm também. Tudo aqui foi feito para gerar negócio, para gerar renda, para gerar desenvolvimento econômico”, disse Clécio.