Expofeira

Mobilidade urbana e turismo sustentável são temas de debate na 53ª Expofeira do Amapá

Durante a 53ª Expofeira, o Governo do Estado realizou o “Seminário de cicloturismo do Norte ao Sul” com representantes de instituições que incentivam a prática do segmento. A atividade aconteceu na sexta-feira, 6, no Auditório Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, e segue até este domingo, 8, no encerramento da maior feira de negócios da Amazônia.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá), e além de fomentar a prática de passeios com sustentabilidade social e econômica, fortalece as políticas públicas com a criação de grupos para trabalhar ações futuras.

“Preparamos uma rodada de palestras técnicas sobre mobilidade urbana, cicloturismo, posicionamento e marketing digital, pois esses assuntos se integram e contribuem para desenvolver a modalidade de turismo de base comunitária e construir melhorias para o segmento”, destacou o diretor de Planejamento de Turismo da Setur, Gabriel Flores.

No primeiro dia, o tema “Mobilidade Urbana e Turismo” foi debatido pelo diretor-executivo do Instituto Planett e integrante da Rede Brasileira de Observatório de Turismo, Luiz Saldanha, que falou da necessidade de integração do tema com toda a comunidade para desenvolver políticas públicas eficazes ao turismo e ao cidadão.

“O turismo precisa ser pensando dentro do planejamento da cidade para ser efetivo, porque ela precisa ser boa para quem mora nela, antes de ser boa para o turista. E o trabalho em Rede faz toda a diferença para as boas iniciativas nascerem”, afirmou Saldanha.

Por ser um meio de transporte alternativo e sustentável, a bicicleta é bastante utilizada e atualmente muitos praticam a modalidade, como o militar Vini Trindade, de 45 anos e pai do adolescente Pablo Henrique, que tem deficiência visual. Ele criou o projeto ‘Ciclovile’ há 14 anos para trabalhar a inclusão no ciclismo.

“A iniciativa é muito importante, porque estimula e engrandece a melhorias das condições de mobilidade no nosso estado, algo que melhora o trabalho que a gente vem fazendo junto aos ciclistas” reforçou Trindade.

Durante os dias, o evento contará ainda com as participações do presidente da Rede Brasileira de Trilhas, Hugo de Castro, que vai abordar as políticas públicas para a implantação de trilhas e o cicloturismo, além do vice-presidente de Rede Brasileira de Observatório de Turismo, Hebert Canela Salgado e do especialista em Marketing Turístico Digital, Thiago Akira.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo