‘Essa COP tem a missão de colocar para o mundo a Amazônia real’, defende governador do Amapá na abertura da COP30 Day, no Azerbaijão
Em nome dos governadores da Amazônia Legal, Clécio Luís defendeu que a Conferência da ONU pelas Mudanças Climáticas (COP) em Belém tem a missão de colocar para o mundo a Amazônia real, a partir da proteção ambiental, do modo de vida em harmonia com a floresta, mas também das deficiências econômicas e sociais. O discurso do governador do Amapá ocorreu na quarta-feira, 13, durante a COP29, no Azerbeijão, no evento “COP30 Day – Baku to Belém”.
“Essa COP tem a missão de colocar para o mundo a Amazônia real, multifacetada e que precisa ser vista. Queremos passar a mensagem de que vale a pena preservar, que a floresta em pé sempre nos levará a uma condição boa, social e economicamente falando. Queremos sair dessa COP mostrando que é possível e necessário associar a proteção ambiental com desenvolvimento econômico e social para todos, sobretudo para as comunidades tradicionais”, citou o governador do Amapá.
A programação, que ocorre ao longo desta quarta-feira, contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin na abertura e segue com discussões sobre desafios climáticos, o futuro da indústria e financiamento sustentável na região.
“Nosso país é o grande protagonista do debate climático, da segurança alimentar e da segurança energética. Daí a importância da COP ser no Brasil, e será histórica, onde ela precisa estar. É perfeitamente possível compatibilizar desenvolvimento e sustentabilidade”, afirmou o vice-presidente Alckmin, que lidera a comitiva do Governo do Brasil na cúpula.
Na abertura, o governador Helder Barbalho explicou como o Pará está se preparando para sediar a COP30. O pacote de investimentos de preparação para o evento ultrapassa os R$ 4 bilhões, que giram em torno de obras nos eixos de desenvolvimento urbano, mobilidade, saneamento e conectividade, abrangendo de soluções de hospedagem a qualificação profissional da população.
“A COP posiciona a Amazônia no protagonismo, discutindo transição energética, soluções que possam passar pelo nosso ativo florestal que nos alça à liderança global. Essa é a oportunidade que o Brasil tem de liderar o planeta pelo exemplo”, defendeu Helder Barbalho.
O COP30 Day conta ainda com lançamento da Câmara Setorial de Povos Indígenas do Consórcio Amazônia Legal e a assinatura de novas parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento é realizado no HUB Amazônia, espaço coordenado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL).
Além do vice-presidente da República e representantes dos governos locais da Amazônia, participaram do painel ministros de Estado, como do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Transportes, Renan Filho; André Corrêa do Lago, embaixador do Brasil encarregado pelo Clima; e Maria Laura da Rocha, secretária-geral do Itamaraty.
“Durante 32 anos estamos discutindo procedimentos, e, enquanto isso, a temperatura da Terra foi mudando em função da mudança do clima. O nosso esforço é para dar conta de 3 pilares da COP30, do acolhimento, o conteúdo e a negociação. Nós estamos chegando nessa COP com uma redução de 45,7% do desmatamento na Amazônia. O compromisso do presidente Lula é desmatamento zero”, comentou a ministra Marina Silva.
COP29
A delegação do Amapá fica ao longo desta semana na COP, mas a programação segue até 22 de novembro, no Azerbaijão. O grupo é liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.