Unacon amplia horário para quimioterapia e reforça atendimento humanizado aos pacientes com câncer no Amapá
Como parte das ações do Governo do Estado para garantir o tratamento de saúde especializada, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá, ampliou o horário para sessões de quimioterapia, que agora também está disponível no turno da manhã.
A iniciativa visa aumentar a capacidade de atendimento, reduzir o tempo de espera e proporcionar mais conforto aos pacientes oncológicos. Com a mudança, a Unacon reafirma o compromisso do Estado com a humanização e qualidade no tratamento contra o câncer.
“Com essa medida, buscamos garantir um atendimento mais rápido e eficiente. Agora, estamos funcionando nos dois turnos: pela manhã, atendemos tanto pacientes de hormonioterapia quanto os de quimioterapia, enquanto à tarde focamos exclusivamente nos casos de quimioterapia”, explicou a enfermeira Beth Shelis, responsável técnica da Quimioterapia na Unacon.
Atendimento
Após a consulta inicial, o paciente é encaminhado para a sala de quimioterapia, onde são agendadas as sessões. A unidade conta com três salões, cinco leitos de internação e 18 poltronas para quimioterapia, oferecendo um ambiente estruturado para atender às necessidades dos pacientes.
Luana Katyusse, paciente em tratamento contra o linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, destacou a importância da ampliação no horário de atendimento:
“Essa melhoria foi maravilhosa! Agora, com dois turnos, o ambiente ficou mais tranquilo e leve. Como paciente, sentíamos a necessidade desse aumento na oferta, e isso trouxe muito mais conforto para todos nós. O ambiente ficou mais leve, top!”, destacou Luana.
Abordagens
O tipo de abordagem de quimioterapia depende do tumor, estágio da doença e outros fatores, podendo incluir:
. Hormonioterapia: Utilizada para tratar ou prevenir tumores sensíveis a hormônios, como os de mama e próstata.
. Quimioterapia: Indicada para diversos tipos de câncer, como os de pulmão, fígado, intestino e mama, com regimes que variam conforme o caso.
Avanços e garantia de continuidade
A enfermeira Beth Shelis ressaltou que a unidade tem conseguido atender a demanda de pacientes, garantindo a continuidade dos tratamentos graças ao abastecimento regular de medicamentos:
“Antes, alguns tratamentos eram interrompidos, levando pacientes a buscarem alternativas fora do estado. Hoje, com essa gestão focada em iniciar e concluir o atendimento de forma humanizada, os diagnósticos e tratamentos têm um ritmo mais eficaz, proporcionando melhores resultados aos pacientes.”
Com protocolos modernos e tratamentos eficazes, a quimioterapia continua sendo uma aliada essencial no enfrentamento do câncer, e a ampliação no atendimento reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública e a qualidade de vida dos pacientes do Amapá.