Grupo voluntário de psicólogas fazem atendimento de apoio às vítimas da Covid-19
O Grupo Elos, formado por psicólogas, realiza serviço voluntário para atender pessoas vítimas da Covid-19, também quem perdeu entes queridos para a doença e profissionais da área da saúde que trabalham com atendimento voltado para o enfrentamento da pandemia. Os atendimentos acontecem às sextas-feiras, no Centro de Reabilitação de Santana, e será estendido para o município de Macapá em julho.
A iniciativa é formada por 5 psicólogas: Magna Melo (coordenadora-geral), Naira Andrade (coordenadora-geral), Clediane Pinheiro, Francinete Sanches e Wilziane Araújo, que atuam voluntariamente. O atendimento acontece de forma grupal, com três tipos de público-alvo: pessoas que foram acometidas pelo vírus; as que perderam algum ente querido; e os profissionais da saúde que atuam no enfrentamento da Covid-19. O procedimento envolve acolhimento, resgate da saúde mental e o fortalecimento de vínculos.
Pela manhã, são atendidos pacientes do Centro de Reabilitação de Santana; à noite, das 19h às 20h30, será a vez do público em geral. Em Macapá, já tem o local, mas ainda não foi definido o horário, nem a data, mas serão informados nas redes sociais do Elos (@grupo.elos_) quando começar o serviço. O atendimento será feito por grupos terapêuticos, onde será trabalhada temática específica para cada público. Quem chegar preencherá uma ficha e será encaminhado ao grupo específico.
“O medo é uma emoção que está fazendo parte da maioria das pessoas nesse momento. O receio de conviver de novo em sociedade, fazendo com que venham à tona muitas questões não percebidas antes desse cenário, é perceptível os altos índices de ansiedade e depressão. Pessoas que perderam entes queridos não puderam fazer o ritual de despedida, como o velório, cortejo e enterro. Isso mexe com algo que é cultural da sociedade e que, de certa forma, ameniza a dor da despedida. Desse modo, elaborar o luto se torna mais difícil e doloroso”, explica Magna, psicóloga idealizadora do grupo.
“A raiva, negação, depressão são latentes nesse momento. E nossos colegas profissionais da saúde vivem em uma tensão todos os dias, trabalham com o perigo e convivem com momentos angustiantes. Eles lidam com a vida e com a morte. Porém, a morte tem sido emblemática em suas vivências. Por isso, formamos a equipe, é o mínimo que podemos fazer. Não poderíamos negligenciar as pessoas nesse momento, que precisam do nosso apoio”, acrescenta Magna.
A ideia de criar o Elos surgiu a partir da experiência em grupo de ajuda na qual é voluntária (que tem como público-alvo pessoas com comportamento suicida). A psicóloga Magna observou que estavam chegando muitas demandas, resultado da Covid-19.
“No acolhimento que fazia, pude verificar que eram pessoas que tiveram a doença e, principalmente, dos familiares, que não puderam fazer velório, que não puderam se despedir. E, a partir daí, surgiu uma forma de olhar e cuidar desse público por meio de um grupo específico para atender essas demandas. Sozinha não conseguiria fazer. Nesse sentido, pude contar com a ajuda imprescindível das colegas de profissão, que se sensibilizaram com a causa e se dispuseram a contribuir [Naira, Cleidiane, Francinete e Wilziane], e nos juntamos em abril deste ano”, conta a idealizadora da iniciativa.
“A priori, a ideia seria apenas um trabalho de pesquisa científica, para tentar o mestrado, relatando a experiência enquanto profissão da área. Porém, tivemos algumas intempéries e não conseguimos realizar a pesquisa, mas a ideia permaneceu com o intuito de contribuir neste cenário. Então, pensamos em montar o Elos, e efetuamos no fim de maio. Com a ajuda de algumas pessoas, conseguimos realizar no dia 18 nossos atendimentos em forma de ação”, informa Magna.
Serviço:
Grupo Elos – Atendimento em Santana
Dia: às sextas-feiras
Horário: 19h às 20h30
Local: Cremsa
End.: Av. Princesa Isabel, 1150 – Centro
Contatos: (96) 9909- 3133 / (96) 99197-0208
Que maravilhoso projeto! Parabéns Psicólogas pelo belo Trabalho 🤞🏻✅👏🏻💙💙💙💙 Tenho certeza que muitas pessoas serão Ajudadas!