Ações de Clécio Luís, quando prefeito, elevam Macapá para categoria A do Mapa do Turismo no Brasil
A capital do Amapá, Macapá foi classificada recentemente na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro 2024, divulgado pelo Ministério do Turismo. A cidade é a única do estado a integrar a categoria mais alta do mapa, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.
O reconhecimento é resultado de uma série de ações desenvolvidas nos últimos anos, principalmente durante a gestão do ex-prefeito e atual governador do Amapá, Clécio Luís.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se:
- A reconstrução do Bioparque da Amazônia, entregue em 2019, um espaço que reúne os três biomas presentes no estado do Amapá;
- A revitalização do Mercado Central, um dos principais pontos turísticos da cidade;
- A restruturação e resgate da Praça Floriano Peixoto.
- Além do balneário de Fazendinha, citado no relatório, que durante a gestão de Clécio na prefeitura sempre manteve o espaço adequado para receber os visitantes e impulsionar a economia local, com vários projetos. Este ano, porém, só teve melhorias e revitalizações com ações do governo.
Elevando o potencial
Mais não para por aí. Acreditando no fortalecimento da capital como potencial turístico, agora como governador, Clésio Luís, em menos de um ano de gestão, entregou em 2023, outros dois pontos de contemplação, o Trapiche do Santa Inês, na orla do Rio Amazonas, e do Deck do Curiaú, na área de preservação ambiental e quilombola, que são importantes atrativos turísticos de Macapá.
Agregando aos locais, Clécio atua no desenvolvimento do turismo de eventos, com iniciativas inovadoras, culturais e tradicionais, como a retomada do Carnaval de Macapá, que é um dos maiores do Norte do Brasil, reestruturando todo o espaço do Sambódromo, além da realização da Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, uma feira agropecuária e de negócios para atrair visitantes e investidores de todo o país.
Com esses conjuntos de ações, além de outros que ainda estão por serem concluídas, a expectativa é que a avaliação no Mapa do Turismo Brasileiro, para os próximos dois anos, melhore ainda mais o potencial de reconhecimento.
Mapa do Turismo Brasileiro
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Ministério do Turismo que identifica os municípios com potencial turístico e que devem ser trabalhados prioritariamente pelo governo federal.
Com o reconhecimento na categoria A, Macapá passa a ter acesso a recursos federais destinados ao desenvolvimento do turismo. Além disso, a cidade passa a ser considerada um destino turístico de maior potencial, o que pode atrair mais visitantes e investimentos.
A categorização é feita em categorias entre “A” e “E” e leva em consideração itens como número de estabelecimentos de hospedagem e emprego nestes locais, estimativa de visitantes nacionais e internacionais e arrecadação de impostos federais no setor.