Cultura

Acontece em Macapá a II etapa do Projeto “Travessias Amazônicas”

O espetáculo “Travessias Amazônicas” trata-se da mais nova montagem do Movimento Cultural Desclassificáveis – Intercâmbio Cultural entre o Brasil & Guiana Francesa a partir da dramaturgia do escritor guianense Élie Stephenson e da livre adaptaçao do texto “Un Rien de Pays” de Paulo Alfaia brasileiro e construção de interações estéticas e singular que acontecerá durante III Etapas distintas na Guyana Francesa (Teatro Macouria), Cayenne e Brasil/Ap. Onde o processo criativo vem sendo delineado e vivenciado pelos atores/ criadores brasileiros e guyanenses.

A vivência é um mergulho no universo simbólico proposto por Élie, sua narrativa poética traduz Brasis e recortes Amazônicos numa colcha de retalhos atemporal explorando a carpintaria teatral e espaço cênico.

O espetáculo tem como idealizador e diretor Paulo Alfaia, possui elenco potente, de atores e atrizes brasileiros e guianenses (musicistas, bailarinos e compositores). O projeto é um marco importante para a valorização da diversidade cultural e fortalecimento das relações entre as comunidades amazônicas do Brasil e da Guiana Francesa.

A I Etapa aconteceu na Guiana Francesa no periodo de 15 a 30 de Junho de 2024, com o mergulho e diálogo de atores brasileiros e guianenses com o autor Èlie, o primeiro encontro aconteceu no Théâtre Macouria. E o mergulho seguiu em Apatou et Mayman, Théâtre Kokolampo, Du Groupe Sabi Wi Lutu e Saint Laurent Du Maroni no Quilombo de Apatu e Albina no Suriname. Concluindo a etapa com ensaio aberto Salle du Théâtre du Conservatoire (ENCRE) à-Montabo, com a participação especial dos atores Mestre Ivamar e Hermina Duro e na comunicação Gersi Reis.

A II Etapa no periodo de 15 a 31 de Julho no Brasil na cidade de Macapá, onde o mergulho, reconstruçao, pesquisa, estudos nos diversos pontos culturais do estado do Amapá, e continuidade das cenas do espetáculo. Em especial na Festa de Sao Tiago, no municipio de Mazagão e no Quilombo no Curiaú. Com a participação da atriz guianense Gwyneth Baya e a conclusão no dia 26 de julho com ensaio aberto ao publico no Teatro Marco Zero.

A III Etapa vai acontecer na Guiana Francesa com estreia prevista para os dias 6 e 7 de setembro de 2024 na Guiana Francesa no Centro Cultural l’encre em Caiena e uma subsequente apresentação em Macapá (Brasil).

O Trabalho é uma realização do Movimento Cultural Desclassificáveis em um consórcio entre Brasil e Guiana francesa através do Governo Estadual do Amapa articulado entre Secretaria Estadual de Cultura- SECULT, Direção de Cultura da Juventude e do Esporte da Guiana (DCJS), Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Teatro Macouria e Parceiros da sociedade civil ORACT, Oyapock Réseau Action, La Compagnie de l’Homme Aux Semelles de Vent, em parceria com o Instituto Baluarte da Amazônia.

O projeto conta com uma ficha técnica ímpar de ambos os países.

Ficha Técnica:
Texto: “Un Rien de Pays” – Élie Stephenson (Adaptação Livre)
Idealizador e Diretor: Paulo Alfaia
Elenco: Ancy Clet, Barbara Vento, Gwyneth Baya, Patrick Moreau, Roland Zeliam e Patrick Moreau
Produção Executiva na Guiana Francesa: Patrick Moreau
Coordenação de Produção na Guiana Francesa: Daniel Ho Kong
Produção Executiva no Brasil: Paulo Alfaia
Coordenação de Produção no Brasil: Andreia Lopes
Figurino : Leya Camapu Studio.
Cenografia: Waldez Mourão, Tonny Silo
Acessórios e Adereços: Diemison Sfair
Iluminação e Visagismo: Yemollay Karipuna
Assessoria de Imprensa: Andreia Lopes (Brasil)
Fotografia/Video Social Media: Sandro Gemaque (Brasil)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo