Advogado é preso acusado de atuar como “mensageiro” de facção criminosa no Amapá

Um advogado criminalista foi preso na manhã desta quarta-feira, 25, num escritório localizado nas proximidades do Fórum de Macapá, suspeito de integrar o esquema de comunicação de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do estado. Segundo a Polícia Civil, o profissional exercia o papel de “mensageiro” dos líderes da organização, repassando ordens e recebendo informações sobre tráfico de drogas, armas e movimentações financeiras.
O investigado foi identificado como Marlon Rodrigo Santana Melo, de 43 anos. A prisão aconteceu no âmbito da Operação Nuntius – palavra em latim que significa “mensageiro” – coordenada pela Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Além do mandado de prisão preventiva, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado Estéfano da Silva Santos, Marlon já vinha sendo monitorado há vários meses. Durante a ação, foram apreendidos documentos, celulares, notebooks, anotações e agendas que podem aprofundar as investigações.
Reincidência e vídeos anteriores
Esta não é a primeira vez que o advogado aparece como suspeito de envolvimento com o crime organizado. Em 2023, câmeras de segurança do Iapen flagraram Marlon utilizando o interfone do parlatório para facilitar a comunicação entre um preso e pessoas do lado de fora. No vídeo, ele aparece com um celular em mãos, exibindo mensagens de WhatsApp para o interno, permitindo que o detento acompanhasse as conversas em tempo real.
Marlon Rodrigo será apresentado ainda hoje em audiência de custódia, que ocorrerá no Fórum de Macapá.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação que garantiu que vai emitir nota sobre o caso.