Alap realiza Encontro pelo Orgulho Autista e lança aplicativo de apoio a pessoas com TEA

Na manhã desta segunda-feira, 16, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) promoveu o Encontro pelo Orgulho Autista, um evento que reuniu pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares, autoridades e representantes de instituições, com o objetivo de celebrar conquistas e fortalecer ações em defesa dos direitos desse público.

A presidente da Alap, deputada estadual Alliny Serrão (União Brasil), participou do evento e realizou duas importantes entregas: 150 abafadores sensoriais destinados a pessoas com TEA, e o lançamento do aplicativo “Girassol Amapá”, ferramenta que reúne e facilita o acesso às legislações estaduais voltadas à proteção de pessoas com deficiências ocultas, como o autismo.

Durante a solenidade, também foi apresentada a Lei nº 3.240, de 04 de junho de 2025, de autoria da parlamentar, que institui o Código Estadual de Proteção à Pessoa com Deficiência Oculta, garantindo direitos e mais acessibilidade para esse grupo.
“A Assembleia Legislativa está cada vez mais engajada na luta por inclusão. Com os abafadores sensoriais e o aplicativo Girassol, reafirmamos nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e outras deficiências não visíveis”, destacou Alliny Serrão.
Com o tema “Menos ruído, mais respeito”, o encontro buscou criar um espaço acolhedor e inclusivo, com atenção especial às necessidades sensoriais e sociais do público autista. A programação foi cuidadosamente planejada com recursos como: alimentação adaptada, redução de ruídos com palmas em Libras, apresentações culturais e um espaço de apoio multidisciplinar, com psicóloga e assistente social, para acolher as crianças durante o evento.
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do jovem João Pedro Quintas, de 21 anos, autista e pianista, que encantou o público com seu talento em um recital especial.
Também prestigiaram o evento a vereadora de Macapá Margleide Alfaia; o defensor público-geral do Estado, Dr. José Rodrigues; o representante do Ministério Público Estadual, Dr. Wueber Penafort; as juízas Alaide Maria de Paula (4ª Vara Cível e de Fazenda Pública), Laura Costeira (Juizado da Infância e Juventude) e Dr. Marcus Quintas (1ª Vara de Família); além do representante da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá, Cassius Clay.
O Encontro pelo Orgulho Autista reforça o papel da Alap na construção de políticas públicas que respeitem, valorizem e incluam todas as pessoas, especialmente aquelas com deficiências ocultas como o TEA.