Cidades

Aula inaugural da UAB marca nova era do ensino público em Pedra Branca do Amapari

A noite desta quinta-feira (9/3) foi histórica para os acadêmicos aprovados nos processos seletivos para curso superior e de pós-graduação no Polo da da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Pedra Branca do Amapari. O evento contou com a presença da prefeita Beth Pelaes, do vice-prefeito Marcelo Pantoja, da coordenadora de polo Francimone dos Santos, representantes da Unifap, Câmara de Vereadores e secretários municipais.

De acordo com a coordenadora do Polo UAB de Pedra Branca, o polo pedrabrancaniense oferece atualmente um total de 7 cursos nas modalidades de ensino a distância (EaD) e semipresencial, sendo cinco de graduação e licenciatura e dois de pós-graduação em nível de Especialização. Pedra Branca conta neste ano com 345 vagas.

A diretora do departamento de Educação a Distância Inajara Viana destacou a importância do ensino a distância, como modalidade capaz de chegar a locais mesmo remotos, alcançando os que precisam de formação. “Esse dia é histórico e me honra muito fazer parte dessa história junto com vocês, hoje o polo Pedra Branca é referência, é reflexo da gestão, se essa unidade não tivesse o apoio da prefeita não tínhamos conquistado esse avanço significativo”, afirmou.

Já para a acadêmica Diná Luz, o polo é um divisor de águas para a região. “Na luta para implantar esse polo, a prefeita Beth não plantou somente a esperança, ela plantou a realidade para centenas de pessoas que não podem ou não têm condições de ir para a capital para garantir o tão sonhado curso de graduação”.

A prefeita de Pedra Branca parabenizou os novos acadêmicos e lembrou da trajetória feita para que o ensino superior fosse uma realidade no município. “Parabéns a cada um que conquistou a sua vaga, é emocionante poder estar aqui nessa aula inaugural e ver que o nosso trabalho valeu a pena. Enxergar a alegria no olhar de cada um e o próximo passo desse sonho, que será a formação superior, não tem preço. Agora, acreditem em vocês que eu quero estar aqui daqui a quatro anos na formatura de vocês”, disse Beth Pelaes.

A UAB é um programa do Ministério da Educação que articula a oferta de cursos de graduação por universidades públicas como a Universidade Federal do Amapá – Unifap, por meio da oferta de municípios que instalam polos e suas demanda de formação. No caso do Amapá, apenas Pedra Branca, Santana e Laranjal do Jari estão aptos para a modalidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo