Santana

Aula inaugural: projeto “Natação é para todos” inicia com 20 crianças com deficiência em Santana

Nesta quinta-feira, 2, teve a inauguração do projeto de natação para crianças com deficiência no município de Santana realizado pelo Centro Cultural Língua Solta. Teve um café da manhã para receber os novos participantes e autoridades que foram prestigiar o evento.

De acordo com o diretor do Centro, Jean Duarte, o projeto teve grande aceitação, e a primeira turma já possui 20 alunos, e mais 60 crianças na lista de espera. “Queremos aumentar as aulas, para atender a todos que estão na lista de espera, mas o custo é alto para realizar, mas pretendemos aumentar o projeto e conseguir mais apoio e recurso”, relata o diretor.

Jean relata que a ideia de fazer o projeto ocorreu quando uma senhora foi até o centro cultural querendo uma vaga para seu filho, e relatou que ele era deficiente e que ela não tinha dinheiro para custear. “Fiquei com isso na minha cabeça, porque precisamos de equipamentos e profissional qualificado para atender essas crianças e pude pesquisar e verificar que possui muitos pequenos em Santana e que não tem espaço para atendê-los”, relembra.

Conselheiro Tutelar, Amauri Barros, vice prefeita Isabel Nogueira e Jean Duarte

A equipe do Centro avaliou e conseguiram escolher a natação, uma atividade esportiva que é muito benéfica para as crianças. “Assim criamos o projeto ‘Natação é para todos’, que é um dos esportes mais inclusivos e completos. A natação é recomendada, em especial, para crianças especiais, que podem ter habilidades maximizadas por meio da atividade física”, explica Jean.

A vice-prefeita de Santana, Isabel Nogueira, esteve presente no evento desta quinta-feira e ficou maravilhada com a iniciativa e destacou que a Prefeitura sempre apoia iniciativas como esta do projeto. “Este é um projeto belíssimo, ficamos felizes em incentivar e apoiar projetos como esse de inclusão, que está beneficiando as crianças com deficiência, um excelente exemplo, não só como uma atividade, mas também pela importância de aprender a nadar, que ajuda muito em nossa região tão ribeirinha”, ressaltou.

Mãe Norma, com sua filha Juliane

O conselheiro tutelar Amauri Barros destacou que o projeto veio a calhar e abriu portas para as crianças com deficiência no município, que são carentes de políticas públicas e opções para realizar atividades. “Temos ações pontuais, mas precisamos ter espaços para receber essas crianças e adolescentes, vejo essa iniciativa com grande potencial e que possa ter outras mais em Santana”, concluiu.

As aulas do projeto “Natação é para todos” acontece todas terças e quintas, às 9h, atende 20 crianças, com vários tipos de deficiência, como física, auditiva, visual, mental  e ainda tem autistas. A mãe Norma Oliveira levou sua filha autista, Juliane, para sua primeira aula de natação, disse que ficou muito contente por ter uma atividade para sua menina. “Ela está gostando, e eu fico muito feliz em trazê-la aqui, curtir a piscina, pegar um sol e ainda aprender a nadar. Sabe que felicidade de mãe é ver os filhos bem e contentes”, contou Norma.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo