Banco de Leite Humano convoca doadoras para reforçar estoque de leite no Amapá
Com baixo estoque registrado no início de ano, o Banco de Leite Humano do Amapá (BLH) convoca doadoras para reforçar o estoque de leite materno. Para atender a demanda de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI neonatal) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, são necessários pelo menos cinco litros por dia, contudo, a coleta atual tem alcançado apenas três litros diários.
No ano passado, o BLH coletou mais de 1,8 mil litros de leite. Além da coleta, o local é responsável por cadastrar doadoras, armazenar e direcionar o leite materno para as crianças que precisam. Atualmente, são 2.696 mulheres cadastradas como doadoras, mas para atender a alta demanda é necessário que mais mães que amamentam façam doações.
“Fechamos o ano de 2023 com a coleta de 1.807 litros de leite, que representa vida e saúde para essas crianças que precisam da doação. Então, reforçamos o pedido para as mães, principalmente aquelas que estão amamentando e têm produção acima da média, que dividam com bebês que precisam”, reforçou a coordenadora do BLH, Darcineyde Dias.
Como doar?
Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a pessoa interessada pode ir ao BLH, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central, ou entrar em contato pelo número (96) 98403-2283, que também é WhatsApp.
Ao entrar em contato, a mulher realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Para doar, é necessário estar saudável, ter excedente de produção e condições de congelar o leite retirado.
Coleta Domiciliar
O Banco de Leite também oferece a coleta domiciliar, evitando o deslocamento da mulher. Nesses casos, os servidores vão até a casa da doadora para realizar orientações sobre a coleta e armazenamento. É possível solicitar a coleta por meio do número (96) 98403-2283.