Câmeras de monitoramento contribuem para segurança e solucionam ilícitos registrados

As câmeras de monitoramento eletrônico têm desempenhado um papel fundamental na prevenção e resolução de ilícitos. Foi exatamente o que aconteceu recentemente no Centro Vitória Régia, localizado na Rua Ubaldo Figueira, 191, no Centro, em Santana, equipado com câmeras de vigilância.

Quando o meliante chegou ao local, tentou mudar a posição do equipamento para não ser filmado, sem sucesso. Em seguida, ao adentrar no prédio, o alarme disparou e o barulho da sirene foi o suficiente para o infrator se evadir sem levar absolutamente nada da unidade. (veja vídeos em anexo).

Imediatamente, o fiscal de plantão da empresa responsável pelo equipamento, abriu as imagens ao vivo do local, na Central de Monitoramento, identificando a movimentação suspeita.
No mesmo instante, uma viatura da empresa foi descolocada para o Centro Vitória Régia, bem como acionada imediatamente a Polícia Militar e o responsável pelo local.
Eficiência – Definitivamente está comprovado que a presença das câmeras de monitoramento contribui para a prevenção e solução de crimes e comportamentos inadequados. Apesar de não serem mecanismos de barreira para o cometimento de ilícitos, as ferramentas desempenham um papel vital na proteção de bens público e particulares, de cidadãos e na promoção de um ambiente com mais segurança.
Os equipamentos operam continuamente, 24 horas por dia, demonstrando um alto padrão de funcionamento, fornecendo uma cobertura abrangente em locais estratégicos. A capacidade de captura possibilita a obtenção de registros precisos e em diferentes situações.
Benéficos – As câmeras contribuem para a segurança, pois inibem a ação de criminosos e facilitam a identificação de suspeitos, ou seja, previnem à prática de crimes.
Os equipamentos podem detectar movimentos suspeitos e acionar alarmes sonoros ou enviar notificações. As gravações das câmeras podem ser usadas como provas em casos de crimes ou disputas legais.
Os usuários podem acompanhar as imagens em tempo real por meio de smartphones ou computadores. É possível também acessar imagens de câmeras de qualquer lugar do mundo.
Para empresas e instituições públicas, as vantagens são muitas: melhora a gestão do fluxo de pessoas; identifica falhas, previne perdas e possibilita o acompanhamento do fluxo de clientes e o comportamento de funcionários.
As imagens ficam armazenadas e podem ser usadas para estabelecer um banco de dados para reconhecimento de criminosos.
O processo de acesso às imagens, é somente mediante registro de Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, e solicitação da autoridade policial. Isso garante a segurança e integridade dos registros, evitando o uso indevido ou não autorizado das imagens gravadas”, destacou um técnico da empresa responsável pelo equipamento no Amapá.
Segundo ele, a solução para reduzir a violência e a criminalidade é agir de maneira integrada, com tecnologia e inteligência. A empresa com sede em Macapá é uma referência no setor de segurança eletrônica no Estado do Amapá e no Brasil.