Mundo

Cardeais se reúnem em última congregação antes do início do conclave

Os cardeais da Igreja Católica reuniram-se nesta terça-feira, 6, para a última Congregação Geral antes do início oficial do conclave, que terá início amanhã, com a missão de eleger o novo Papa.

As congregações, realizadas nos dias que antecedem o conclave, são momentos decisivos para que os cardeais discutam os desafios da Igreja no mundo atual, compartilhem reflexões espirituais e conheçam melhor os possíveis candidatos ao papado. Participam das sessões os cardeais eleitores — aqueles com menos de 80 anos — vindos de diversas partes do mundo. No local houve 26 intervenções sobre diversos temas.

Entre os assuntos abordados pelos cardeais, estiveram: a consciência de que muitas das reformas promovidas pelo Papa Francisco precisam ser continuadas; combate aos abusos; transparência econômica; sinodalidade; Laudato Si’; a figura do Papa como construtor de pontes, direito canônico, modo de ser cardeal na igreja e diálogo ecumênico. Um tema central da reflexão foi o da comunhão, indicada como vocação essencial para o Papa.

A congregação terminou com a leitura de uma declaração oficial, um apelo dirigido às partes envolvidas em conflitos internacionais.

Na reunião de hoje, foram anulados o Anel de Pescador e o Selo de Chumbo do Papa Francisco, marcando, oficialmente, o fim do pontificado para que o novo Papa seja eleito.

Nesta quarta-feira, 7, às 10h (hora local, 5h em Brasília), será celebrada a missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, uma missa para a eleição do novo Papa. À tarde, os cardeais vão da Casa Santa Marta para a Capela Sistina, onde acontece o conclave.

A primeira votação deve acontecer por volta de 12h30 a 13h. O horário estimado para a aparição da primeira fumaça é por volta de 14h, aqui no Brasil e 19h no Vaticano.

Enquanto não há definição sobre o novo Papa, a fumaça que aparece é preta. (Foto Vaticano)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo