Casos de Covid-19 voltam a crescer e acende alerta para reforço de imunização
Após dez semanas de estabilidade, o Amapá volta a apresentar um aumento nos casos confirmados da covid-19. De acordo com a última semana epidemiológica o estado contabilizou 27 novos casos.
De acordo com a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/AP), Solange Sacramento o momento pede cautela. “Este é um cenário que nos deixa em alerta, temos observado um período de instabilidade, que também serve de atenção para a vacinação. Pode ser inclusive que esse aumento esteja relacionado ao escape vacinal, que são as pessoas que estão em período de receber a dose de reforço da vacina e ainda não receberam” explicou a gerente.
A capital do Estado, Macapá é o município que registrou o maior número de novos casos, seguido de Santana e Oiapoque. “Não são números alarmantes, mas servem como parâmetro para termos um cuidado maior de monitoramento e reforço na imunização para que não ocorra um grande aumento de casos”, pontuou Solange.
Para tentar alcançar a população vacinável que ainda não completou o esquema de vacinação o Governo do Amapá lançou o programa ‘Vacina’ que leva as campanhas de vacinação contra a covid-19, sarampo e influenza de casa em casa.
Inicialmente o programa acontece em Macapá e Santana, mas também chegará nos demais municípios. O objetivo é elevar as coberturas vacinais no Estado para contenção das doenças.