Celebrações marcam dia de Cabralzinho no município de Amapá
No dia 15 de maio comemora-se o ato histórico de Cabralzinho, que este ano completa 129 anos. Para a data a Prefeitura realizou programação cultural, realização de hasteamento de pavilhão, desfile cívico e shows musicais.
“Essa data são formas de mantermos vivas a história do estado, mostrando a força e a garra do nosso herói amapaense”, disse o prefeito Carlos Sampaio.
Para Ana Silva, a comemoração é válida. “Nessa data comemoramos esse feito e a cidade se enche de visitantes. Eu gostei de tudo, do show de aparelhagem, estávamos em segurança com a presença da polícia militar e civil”, disse ela.
O feriado de Cabralzinho é estadual e foi estabelecido em 2017, em homenagem ao seu papel crucial na história do Amapá. Jaci Amanajas foi o deputado que criou o projeto.
Feito histórico
Cabralzinho entrou para a história como o herói do Amapá no conflito do Contestado franco-brasileiro, em 1895, contra invasores franceses à Vila de Espírito Santo, onde atualmente está localizado o município de Amapá.
À época, o Amapá formava uma região de Contestado Franco-Brasileiro. Após a Batalha, a República reconheceu o heroísmo de Cabralzinho e seus comandados. O Laudo Suíço, em 1900, ratificou o Rio Oiapoque como fronteira franco-brasileira e pôs fim ao litígio. No ano seguinte, em 22 de outubro de 1901, a lei nº 798 criou a cidade de Montenegro, que em 1903, voltou a receber a denominação de Amapá até os dias atuais.