Cetur e Instituto Fecomércio realizam pesquisa para mapear turismo nos 16 municípios do Amapá
Os pesquisadores visitarão os 16 municípios do estado entre os dias 06 de novembro e 20 de dezembro.
O Conselho Empresarial do Turismo (Cetur/AP), através da Fecomércio Amapá, e o Instituto Fecomércio iniciaram, nessa segunda-feira (06), uma pesquisa que levantará um diagnóstico acerca dos meios de hospedagem, atrativos e alimentação fora do lar no segmento turístico nos 16 municípios do Estado do Amapá.
De acordo com o Cetur, a pesquisa é aplicada de maneira presencial e visa mapear, especificamente, os atrativos turísticos visitáveis, meios de hospedagem e alimentação fora do lar com objetivo de apresentar informações que sirvam de base para diversos programas públicos e privados.
Ainda segundo o Cetur, essa inciativa colabora para a gestão e estratégias promocionais dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento regional do trade turístico em todo o Estado.
“A partir dos dados coletados será possível traçar uma radiografia concreta dessas atividades no Estado do Amapá, mapeando quais são os principais pontos envolvidos nessas atividades, bem como suas reais necessidades e tendências de evolução, dentro de cada município”, disse a gerente executiva do Instituto, Beatriz Cardoso.
Estas informações servirão como subsídio para a elaboração de políticas que visem a eliminação dos principais gargalos encontrados no desenvolvimento desses setores e de seus segmentos específicos, bem como na identificação de potenciais mercados ainda não explorados.Essa pesquisa conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc/AP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AP), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Pesquisadores
Durante dois dias, oito profissionais receberam treinamento para atuarem na coleta dos dados em todos os municípios do Estado. Após isso, eles receberam o kit e o equipamento.
Os pesquisadores estarão identificados com o colete e boné azuis com os logos da Fecomércio, Cetur Instituto e parceiros. Os seis primeiros iniciaram a pesquisa na capital amapaense, Macapá, e outros dois começaram do extremo norte, em Oiapoque, todos nessa segunda-feira (06).
Pesquisa digital
Os pesquisadores visitarão os municípios com um tablet por onde entrevistarão as pessoas e coletarão os dados num programa (software) desenvolvido por amapaenses e que será especificamente para essa pesquisa.
O programa possibilitará que os dados coletados, tanto on-line quanto off-line, sejam armazenados em nuvem, assim que o equipamento estiver conectado à rede internet, para serem apurados com a mais perfeita rapidez.
Cronograma
Macapá – 6 de novembro a 20 de dezembro
Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque – 06 a 11 de novembro
Itaubal – 13 de novembro
Cutias – 15 de novembro
Mazagão – 16 e 17 de novembro
Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio – 19 a 25 de novembro
Laranjal do Jari – 26 de novembro
Santana – 27 de novembro a 01 de dezembro
Vitória do Jari – 30 de novembro