Amapá

Chega a 2 mil o número de afetados pela cheia do rio Jari

Chega a 2 mil o número pessoas afetadas pela cheia do rio Jari, no município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá. Nesta quinta-feira, 20, a Defesa Civil registrou que o nível do rio atingiu 2,40 metros, deixando 8 bairros inundados.

Uma força-tarefa está no local para dar assistência às famílias atingidas. Até o momento, de acordo com a prefeitura de Laranjal, pelo menos 600 famílias estão desalojadas e uma desabrigada. A Defesa Civil Estadual trabalha no auxílio aos moradores que precisam sair das suas casas e no deslocamento para os abrigos.

A prefeitura já articula junto a Defesa Civil Nacional para o decreto de estado de emergência que permite com maior rapidez a ajuda humanitária para a cidade. Paralelo a isso equipes da Assistência Social estão cadastrando as famílias atingidas para liberação de assistência com aluguel social e liberação de cestas básicas.

Equipes da SVS monitoram casa a casa pessoas com sintomas de hepatites ou diarreias agudas, que podem ser causadas pelo contato com a água, para encaminhá-las ao serviço de saúde. Como em situações como essa acontecem aglomerações, também serão aplicados testes antígenos e vacinas contra gripe e sarampo na população afetada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo