Na última sexta-feira, 4, o Conselho Tutelar da Zona Oeste de Macapá foi chamado para atender a uma denúncia feita por moradores do bairro Marabaixo 4, que alegavam que em uma casa estavam crianças passando fome, sem roupas e trancafiadas sem os pais. O conselheiro Helton Luiz esteve com guardas municipais e policiais militares no local e foi constatado que 7 crianças estavam sem roupas, trancadas em casa e sob o cuidado de uma pré-adolescente de 13 anos, que mentiu a idade dizendo que tinha 17 anos.
Foi necessário arrombar a grade para poder resgatar as crianças. O local estava sujo, impróprio e não foi encontrado nenhum tipo de alimento, nem água. De acordo com os vizinhos, já tem tempo que as crianças estavam nessas condições, choravam muito. Elas foram levadas para Casa Lar Ciã Katuá do estado, e lá receberam roupas, comida e cuidados. A menor de 13 anos encontra-se na Casa de Acolhimento Marluza Araújo. Todas elas estão sob proteção da Justiça.
O pai de duas das crianças compareceu ao Conselho Tutelar, mas não tinha condições de ficar com elas. Das 7 crianças, apenas 3 delas têm pai no registro de nascimento. As crianças são filhas de duas irmãs, uma tem 22 anos e a outra 20 anos, que alegaram estar resolvendo problemas no banco para conseguir comprar comida e outras coisas para a casa. A pré-adolescente que cuidava das crianças e estava trancada junto delas é irmã das mães.