Coren-AP promove o “V Fórum dos Responsáveis Técnicos de Enfermagem”
Nos dias 1º e 2 de fevereiro (quinta e sexta-feira) acontece a “V edição do Fórum dos Responsáveis Técnicos de Enfermagem do Estado do Amapá”, promovido pela gestão Inovar para Transformar do Coren Amapá.
A iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amapá, que atualmente está sob nova direção vem destacar a importância e o protagonismo do profissional Responsável Técnico no que diz respeito à responsabilidade, planejamento, direção, organização, coordenação, execução e a avaliação dos serviços de enfermagem dentro das instituições.
O evento acontece, a partir das 8h da manhã no auditório Anna Nery, na sede do Coren Amapá, voltado exclusivamente para os profissionais RT’s já inscritos na capacitação.
Para o presidente do Regional, Donato Farias, acredita que esta “V edição do Fórum dos Responsáveis Técnicos de Enfermagem” será um marco de contribuição desta nova gestão do Regional para a rotina do responsável técnico. “Nosso maior objetivo é ofertar a estes profissionais levando em consideração suas necessidades, já que possuem diversas competências dentro das instituições e é, ao mesmo tempo, fonte de informação e apoio dos demais colegas”, destaca.
Além disso, Donato Farias adianta que os palestrantes irão oferecer aos participantes as informações mais atualizadas sobre os temas que serão abordados durante os dois dias de programação. “Estou convencido, de que essa atividade irá colaborar com o aperfeiçoamento e atualização profissional e que conseqüentemente dará o suporte ao profissional na prestação do serviço com mais qualidade e melhorias nos cuidados com o paciente”, pontua.
Além de atualizar normas e procedimentos essenciais para a prestação de serviços de saúde de qualidade à população, nesta edição um dos temas da programação é o Selo da Qualidade que o Cofen, por meio do Programa Nacional da Qualidade, instituiu o Selo e a Certificação da Qualidade seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a certificação busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente, alinhado às políticas de apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para o estímulo das iniciativas de Programas da Qualidade que contribuam com a assistência segura e eficaz, minimizando, com isso, os riscos inerentes ao exercício profissional, além de estimular o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a excelência da qualidade na Assistência de Enfermagem no Brasil.