Covid-19

Covid-19: com alta do último paciente, Estado inicia processo de devolução do HU

A última sexta-feira, 29, marcou uma nova fase no atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19 no Amapá. Com a alta do último paciente internado no Hospital Universitário (HU), o governo começa a transição para repassar novamente a estrutura para a Universidade Federal do Amapá (Unifap) dar continuidade ao trâmites para que o local desenvolva a sua vocação original.

Os leitos vazios serão remanejados para outras unidades hospitalares do estado

Funcionando desde junho de 2020, o HU foi a principal referência no Amapá para o tratamento de complicações da Covid-19. Em muitos momentos da pandemia, teve todos os seus 210 leitos ocupados.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde do Amapá, Maracy Andrade, antes de tomar a decisão de devolver a unidade à Unifap, os índices epidemiológicos foram minunciosamente estudados, bem como o avanço da vacinação e a taxa de ocupação de leitos, que tem se mantido baixa. 

Secretária adjunta, Maracy Andrade

“Estamos em um momento de estabilidade, os números são favoráveis, mas ainda nos mantemos em alerta, continuando com os atendimentos e avançando na vacinação. É importante também que a população entenda que esses passos só são possíveis graças ao engajamento de todos, que devem continuar fazendo o uso de máscaras e mantendo as medidas de prevenção”, disse a secretária.

Corredores do HU agora vazios

A partir desta segunda-feira, 1º, a população com sintomas da doença deve buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, em Macapá, que está dedicada ao atendimento exclusivo para covid-19 e conta com 20 leitos clínicos e em casos mais graves no Centro Covid em Santana, que possui 20 leitos de UTI.

Durante todo esse período, mais de mil profissionais passaram pelo HU, entre eles a enfermeira Gabriela Dias, que sente o alívio de ver as coisas voltando a normalidade. “O que eu vivi aqui vou levar para toda vida, foram muitas perdas, mas também muitas vitórias. Sabemos que a luta ainda não acabou, mas dá um alívio e alegria ver as coisas, na medida do possível, voltando a normalidade”, comentou.

Servidores comemoraram o fim das atividades

Agora, com a devolução oficial para a universidade prevista até dezembro, a Unifap deve realizar acabamentos e concurso público para admissão de profissionais de diversas áreas. Já em funcionamento, o HU contará com uma estrutura de 194 leitos hospitalares e realizará atendimento somente com encaminhamento médico.

O foco principal da unidade é contribuir com a formação profissional de saúde, desenvolvimento de pesquisas de acadêmicos, e ainda ofertar assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A construção do prédio iniciou em 2017 com valor orçado em mais de R$ 200 milhões, sendo quase a totalidade oriundo de emenda de bancada.

O Centro Covid-19 HU encerra suas atividades com 364 vidas salvas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo