CSA inicia obra de reforma na Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, na orla de Macapá
As obras iniciaram no primeiro mês de operações da CSA no Amapá. A nova estrutura revitalizada será entregue até o fim deste ano.
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) iniciou as obras de reforma e modernização da Estação de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, localizada na orla do bairro Santa Inês, na capital. O investimento revitalizará toda a estrutura que capta água para abastecer cerca de 70% das zonas urbanas do município.
Com custos de R$ 1,5 milhão, a revitalização prevê a estrutura de passarela, construção de uma nova casa de bombas da elevatória de água bruta, recuperação de toda a iluminação e aquisição de novos transformadores e painéis de controle. As obras começaram em julho e devem ser finalizadas até dezembro deste ano.
“Tomamos posse como CSA dia 13 de julho e identificamos imediatamente as primeiras intervenções necessárias para recuperar a infraestrutura recebida. Nosso objetivo com a reforma da captação é garantir segurança operacional para este sistema, melhorar os serviços prestados, reduzir as intermitências e entregar um novo cartão postal na frente da cidade”, explicou Iran Correia, Gerente de Obras da CSA.
Relevância
A Estação de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas é o principal meio de fornecimento de água para a estação de tratamento da capital, localizada no bairro Trem. A água captada no rio passa por diversas etapas até à distribuição para a casa dos clientes.
“A reforma e a modernização desta unidade às margens do Amazonas refletirá diretamente na prestação de serviços de abastecimento de água em Macapá. Com novos equipamentos e estrutura, a capacidade de captação aumentará e, além disso, os macapaenses ganharão um novo cartão postal na frente da cidade”, concluiu Yanka Maria, engenheira da CSA.