Amapá

CSA instala nova adutora para reforçar abastecimento de água em seis bairros de Macapá

A Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, iniciou mais uma obra de infraestrutura para melhorar o fornecimento de água tratada em Macapá. A instalação de uma nova adutora de grande porte vai beneficiar diretamente seis bairros da zona sul da capital: Buritizal, Novo Buritizal, Congós, Muca, Santa Rita e Nova Esperança.

A nova adutora terá 690 metros de extensão e 900 milímetros de diâmetro e vai interligar a rede existente ao novo Centro de Reservação, o CR Buritizal, atualmente em construção. Com essa iniciativa, a CSA pretende ampliar a capacidade de distribuição de água, melhorar a pressão nas redes e reduzir os históricos problemas de desabastecimento nessa região.

Com a conclusão da obra, mais de 25 mil residências serão beneficiadas, alcançando mais de 63 mil pessoas. Os trabalhos iniciam em junho e a previsão é que os trabalhos na adutora durem 60 dias, enquanto a obra completa do CR Buritizal segue com prazo total de 240 dias, com término previsto para outubro de 2025.

Obras em andamento em vias da zona sul

Durante a execução da obra, a população deve estar atenta à movimentação de equipes e maquinário pesado nas vias por onde a adutora será instalada. Os trabalhos estão divididos em cinco trechos:

      •         Trecho 1 – Avenida Aurora Ferreira Pires da Costa, entre a Travessa Municipalista e a Rua Claudomiro de Moraes

      •         Trecho 2 – Avenida Ernesto Pereira Colares, entre a Travessa Municipalista e a Rua Claudomiro de Moraes

      •         Trecho 3 – Rua Claudomiro de Moraes, entre a Avenida Ernesto Pereira Colares e a Avenida Anhanguera

      •         Trecho 4 – Avenida Anhanguera, entre a Rua Claudomiro de Moraes e a Rua Barão de Mauá

      •         Trecho 5 – Avenida Anhanguera, entre a Rua Barão de Mauá e a Rua Santos Dumont

As equipes iniciarão os trabalhos pelos trechos 1 e 2, avançando gradualmente para os outros locais. A CSA pede a compreensão dos moradores e motoristas durante o período de obras e reforça que todos os esforços estão sendo realizados para minimizar os impactos no trânsito e na rotina dos moradores.

sendo construído em aço vitrificado, com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros de água tratada. A estrutura foi projetada para atender tanto a demanda atual quanto o crescimento da cidade, garantindo segurança hídrica e abastecimento contínuo por até 8 horas mesmo em situações de interrupção na Estação de Tratamento, ETA, de Macapá.

Além do reservatório, a obra contempla a instalação de uma nova estação elevatória de água tratada, que irá garantir pressão adequada na rede de distribuição para todos os clientes beneficiados.

Com essas obras, a CSA avança no compromisso de oferecer um sistema de saneamento mais moderno, seguro e eficiente para os amapaenses.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo