Amapáculinária

Em formato híbrido Sebrae e Abrasel lançam 15ª edição do Festival Brasil Sabor

A 15ª edição do tradicional Festival Gastronômico Brasil Sabor, foi lançada na tarde de quarta-feira (19). Em formato híbrido a edição celebra e fomenta a reabertura do setor de alimentação fora do lar, que durante a pandemia passou por muitas adaptações e restrições.

Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no Amapá) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o festival acontecerá de 21 a 30 de maio, reunindo 74 estabelecimentos de Macapá e Santana que comercializarão seus pratos nos formatos presencial, delivery ou retirada. Cada participante criou ou fez uma releitura de pratos que serão vendidos entre R$ 20 e R$ 35.

De acordo com dados da Abrasel, o setor de alimentação fora do lar que compreende restaurantes, lanchonetes, cafés, hamburguerias, docerias, pizzarias e fast food, que emprega cerca de 16 mil pessoas, foi o mais impactado pela pandemia da Covid-19. No Amapá mais de 1.700 negócios tentam se reerguer. “O formato híbrido do festival é para tentar conquistar a confiança das pessoas em irem até um estabelecimento para fazer suas refeições, mostrando que os locais estão seguros e podem ser frequentados desde que de forma responsável e seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde” disse o presidente da Abrasel, Yukio Nagano.

Entre os participantes está o “Raízes do Açaí” uma empresa 100% sustentável que faz o reaproveitamento dos caroços do açaí transformando-os em café e palmito de açaí. “Vimos uma experiência na internet de uma pessoa que já produzia café através dos grãos do açaí, como meu tio já trabalhava há muito tempo com o fruto vimos a oportunidade de também desenvolver o produto. Agora lançados no mercado nossa participação no festival nos dará oportunidade de sermos conhecidos e consolidar nossos produtos”, disse a empresária Ranna Farias.  

O diretor superintendente do Sebrae Waldeir Ribeiro afirma que o festival busca o resgate das experiências gastronômicas deixadas em segundo plano na pandemia, num setor que representa 2,2% do PIB local. “O que esperamos esse ano é superar a edição passada e resgatar a confiança das empresas e do público”.

Para consultar a relação dos 74 participantes, assim como os pratos inscritos basta acessar o site: www.brasilsabor.com.br/estados/amapa e também pelo app Brasil Sabor.

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