Em Mazagão Velho, devotos se reúnem para celebrar São Tiago
O município de Mazagão viveu o ponto alto da Festividade de São Tiago nesta segunda-feira, 25, dia em que se celebra o santo padroeiro com a missa campal, e a tradicional batalha entre Mouros e Cristãos.
Durante a celebração, que começou no raiar do dia, os devotos entoavam cânticos e orações pedindo a proteção do santo que é conhecido como o maior, discípulo de Jesus, protetor dos peregrinos e soldados.
Após a missa uma procissão percorreu as ruas da vila de Mazagão Velho, para levar as imagens de São Tiago e São Jorge até a igreja da comunidade.
Para o devoto Onofre Queiroz a festividade reforça a fé e a tradição do povo mazaganense. “É imensa a emoção de ver a fé dessas pessoas que participam junto com a gente, significa muito para o estado, para cultura e para a gente que é mazaganense”.
Após a missa e procissão foi a vez da encenação da batalha entre Mouros e Cristãos, que acontece nas ruas da vila. Com olhares atentos crianças e adultos esperavam pela passagem do bobo velho e o início da peça. “É com muito orgulho que fazemos o maior teatro a céu aberto aqui. A gente passa o ano todo treinando para a gente apresentar em dez, quinze dias, mas com muito orgulho” disse Francinei da Luz, que faz o papel de soldado mouro.
A programação ainda continua até a quinta-feira (28), com missas, novenas bailes e a encenação do confronto histórico, realizado por moradores da vila.