‘Essa parceria mostra o cuidado com os povos originários’, diz indígena atendido durante ‘Operação Opuka’
Japu Wajãpi levou a família participar da ação, que segue até esta sexta-feira, 16, com serviços de saúde no polo base Aramirã, em Pedra Branca do Amapari.
O Governo do Amapá segue até esta sexta-feira, 16, com a “Operação Opuka” no polo base Aramirã, em Pedra Branca do Amapari. A ação visa garantir de forma integral e com equidade o acesso da população indígena a serviços de saúde essenciais.
Diversas comunidades do território Wajãpi se deslocaram para realizar atendimentos de saúde. Entre os beneficiados, está Japu Wajãpi, que levou toda a sua família para realizar exames e reforçou a preocupação da gestão estadual com a assistência aos povos indígenas.
“Estamos aqui desde o começo da ação e muitos wajãpis vieram de diversas partes do território, pois, muitas vezes, precisamos nos deslocar até outros municípios para conseguir atendimento. Essa parceria mostra o cuidado com os povos originários, e queremos que esse serviço chegue em mais aldeias”, reforçou Japu.
Única cacica da região, Aniarati Wajãpi, de 64 anos, trouxe a família e as mulheres da sua comunidade para incentivá-las a cuidar da saúde.
“Antigamente, nós mulheres, não podíamos estudar ou ir ao médico, mas os tempos mudaram e precisamos aproveitar essas oportunidades. Fizemos consultas, exames, e agradeço essa oportunidade, além de esperar que ações como essa ocorram mais vezes”, afirmou Aniarati.
Operação Opuka
A “Operação Opuka” é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal. Para ação, foram disponibilizados mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, vacinadores e técnicos.