Fórum de Secretários da Amazônia Legal acontece pela segunda vez no Amapá

Ocorre em Macapá o Fórum de Secretários da Amazônia Legal nesta terça e quarta-feira, 19, no Museu Sacaca. O evento tem por finalidade debater avanços e implementação de políticas públicas para as questões ambientais.
“A gente está num momento muito, muito importante que é essa agenda pré-COP30 e também para preparar as pautas da COP30. E exatamente por isso a gente vai ter nesse momento a presença também de representantes do consórcio da Amazônia Legal, e vamos ter representantes da Associação Brasileira de Estados de Meio Ambiente, com a possibilidade de a gente sediar no segundo semestre, mas antes da COP30, também o fórum que é de todos os secretários de meio ambiente do Brasil. Assim sendo é um fórum relevante, é importante que ele movimenta a nossa economia, a rede de hoteleiros, restaurantes, os secretários de meio ambiente”, disse a Secretarária Taisa Mendonça.
Para o governador Clécio Luís, o Fórum é extremamente qualificado. “É um fórum que tem uma voz muito forte sobretudo em momentos como esse em que vivemos agora, de mudanças climáticas, onde o meio ambiente é tema central sempre em qualquer discussão, seja em desenvolvimento, seja questão social e é o ano da COP. Agora isso mostra que a Amapá tem se tornado cada vez mais um centro das atenções da Amazônia e do Brasil também. Ontem nós tivemos um encontro parecido também com investidores que vieram até de outros países para conhecer os potenciais para investimentos sustentáveis da Amazônia, pois recebemos o embaixador da Ucrânia, que começou a sua visita aos Estados pelo Amapá, porque ouviu falar daqui a partir de um outro embaixador da Áustria que veio aqui. Esse encontro vai discutir só temas atuais, desde a margem equatorial até o cadastro ambiental rural, que é uma questão no Supremo hoje sendo discutido, e as questões relevantes para o ambiente”, disse o governador.
Ele enfatizou que acabou de aprovar um novo Código Ambiental de Justificabilidade e Mudanças Climáticas do Amapá, que é o código mais moderno do Brasil. “Sem dúvida nenhuma, está na Assembleia nosso Ordenamento Ecológico e Econômico, e tem uma série de ações sendo feitas na área e no ambiente para gerar desenvolvimento sustentável, desenvolvimento verde, desenvolvimento ético, negócios. O Amapá está atraindo negócios de todo o Brasil e do mundo, com essa perspectiva as pessoas empresárias que querem investir, mas que querem investir com uma base ambiental forte, com uma base de preservação e desenvolvimento unidos, e é isso que nós vamos oferecer aqui nesse encontro, e tê-los”, disse.
O Fórum
É um encontro que visa articular ações conjuntas entre os estado da Região Amazônica, e está vinculado à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), uma rede de governos que trabalha para combater as mudanças climáticas, fornecendo a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a programação é realizada com apoio da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF TF).