Saúde

Governo do Amapá realiza blitz para orientar sobre os benefícios do aleitamento materno

Uma blitz educativa na terça-feira, 1º, marcou o início das ações do Governo do Amapá para evidenciar o Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno. No Centro da capital, as servidoras do Banco de Leite Humano (BLH) orientaram condutores sobre a importância da amamentação para mãe e bebê. O BLH acolhe mães que precisam de ajuda para amamentar e coleta doações de leite para distribuir a recém-nascidos da Maternidade Mãe Luzia.

A coordenadora do BLH, Darcyneide Dias, destaca que são inúmeros os benefícios da amamentação, já que o leite materno tem todos os nutrientes específicos para cada necessidade da criança e, ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe, o Agosto é Dourado para representar o padrão ouro desse alimento indispensável para os bebês. Já para as mães, os benefícios vão desde a redução de peso mais rápida no pós-parto até a diminuição dos riscos de câncer de mama e de ovário”, detalhou a coordenadora.

O leite materno também evita doenças, porque contém imunoglobulina A, proteína que age na proteção das mucosas do sistema respiratório do bebê, evitando infecções e alergias. E, para garantir esses benefícios, a Jamily Jardim, mãe de primeira viagem, foi até o Banco de Leite em busca de apoio e orientação para amamentar o pequeno Joseph, de 4 dias de vida. Ela, assim como muitas mães, teve dificuldade para iniciar a amamentação.

Blitz aconteceu na rua Jovino Dinoa na esquina da av. Fab.

“Até agora minha experiência não estava sendo fácil. Como estava com muitas dificuldades, eu vim buscar ajuda para alimentar meu filho. Sentia muita dor ao amamentar e aqui aprendi sobre a pega correta e estou confiante que será mais fácil. Para mim, foi muito bom ter esse esclarecimento que eu não tive antes, estou mais tranquila agora”, relatou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida. Nesse cenário, a Semana de Aleitamento Materno reforça a necessidade de reflexão sobre o direito de continuar amamentando mesmo na volta ao mercado de trabalho.

Motoristas e transeuntes receberam material educativo sobre a importância da amamentação.

“Mesmo com a introdução da alimentação complementar após o sexto mês, a amamentação e o leite materno continuam a ter vantagens para a criança e para a família, por isso estimular essa mulher a continuar o aleitamento é fundamental”, enfatizou Darcyneide.

A blitz contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que se uniu ao Banco de Leite para lançar também a campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. Segundo a juíza Elaine Cantuária, as campanhas conjuntas ampliam a proteção e o direito das mulheres.

Este ano o TJAP se uniu ao Banco de Leite para lançar também a campanha Agosto Lilás.

“Iniciamos hoje o Agosto Lilás junto com o Agosto Dourado para reforçar a proteção às mulheres. Todas as crianças merecem ser amamentadas e as mulheres que amamentam também precisam ser protegidas”, enfatizou a juíza.

Internações

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida reduz em até 63% as internações hospitalares por doenças respiratórias, como pneumonia, bronquiolite e gripe.

“Nos primeiros dias do pós-parto, a mãe produz o que nós chamamos colostro, que é rico em imunoglobulina e protege o bebê contra inúmeras doenças, ao longo de seu crescimento”, comentou a nutricionista do Hospital de Clínicas Alberto Lima, Bruna Carvalho.

Agosto Dourado é uma campanha de conscientização e incentivo ao aleitamento materno.

Agosto Dourado

Instituído no Brasil pela Lei 13.435/2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. O mês é conhecido como Agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno.

A campanha simboliza a luta pelo incentivo à amamentação já que de acordo com a OMS cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

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