Saúde

Governo do Estado articula com Ministério da Saúde vinda de profissionais e exames para o combate ao surto de síndromes gripais 

Equipes do Governo do Amapá se reuniram, por videoconferência, nesta segunda-feira, 15, com técnicos do Ministério da Saúde (MS) para estabelecer estratégias para conter o surto de síndromes gripais que têm acometido principalmente as crianças no estado. 

O Governo Federal anunciou a vinda de 12 técnicos para auxiliar as equipes de saúde, além do envio de 180 kits para a detecção do vírus da Covid-19, Influenza A e B e Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O estado do Maranhão também se aliou à força-tarefa e se comprometeu em enviar 1,2 mil testes ao Amapá.

Os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) conversaram com o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, do MS, Marcio Henrique Garcia.

“Desde que fomos notificados, estamos apoiando o Amapá. Ainda nesta segunda-feira, profissionais da Assistência de Vigilância chegam ao estado para reforçar as ações, trabalhar na gestão hospitalar, e intensificar o diagnóstico e a investigação epidemiológica”, pontuou Garcia.

Também ficou estabelecido que os municípios irão concentrar ações que busquem aumentar a imunização da população. De acordo com o último boletim da SVS desta segunda, o Amapá atingiu apenas 25,77% do público-alvo que tomou a dose da vacina contra a Influenza.  

A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, destacou o esforço do Estado para evitar que mais crianças adoeçam. As ações incluem novos leitos, escalas extras de profissionais, compra de medicamentos, insumos e correlatos, e mais cilindros de oxigênio.

“Nesse momento precisamos de toda a ajuda possível para evitar que mais crianças sejam hospitalizadas. Acionamos o Ministério da Saúde, Conselhos e a Organização Pan-Americana de Saúde [Opas] para nos auxiliar com estratégias, insumos e mão de obra, mas também precisamos da colaboração dos pais para que vacinem suas crianças”, reforçou Silvana.

A gestora também anunciou a tratativa junto à Associação Brasileira de Pediatria para conseguir mais profissionais da especialidade para o estado, e a vinda de 20 profissionais da Força Nacional de Saúde no auxílio das ações.

Participaram da reunião secretários de Saúde dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Santana e Macapá, além de técnicos do Laboratório Central (Lacen-AP) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems-AP). 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo