Saúde

Governo do Estado passa a ofertar exame de broncoscopia para diagnóstico de tuberculose

Em 2023, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) contabiliza 87 casos da doença no Amapá. 

O Governo do Amapá o passa a ofertar o exame de broncoscopia especificamente para diagnóstico de tuberculose na rede pública de saúde. Para possibilitar a realização do procedimento, o Estado adquiriu uma centrífuga e um agitador de tubos e destinou os equipamentos ao Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), onde o teste é feito. 

A broncoscopia é um exame médico responsável por identificar diversas patologias, dentre elas, a tuberculose. Antes, os pacientes precisavam sair do estado, através do Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para realizar a broncoscopia e receber o diagnóstico.

Os pacientes devem agendar a broncoscopia na Secretaria de Imagem do Hospital de Clínicas Dr Alberto Lima (Hcal), em Macapá, das 8h às 17h. É necessário apresentar o encaminhamento médico, cartão do SUS e documento de identificação pessoal. O material é coletado toda sexta-feira e encaminhado ao CRDT para a realização do teste. 

“Foi uma aquisição muito importante e possibilitou que, pela primeira vez, o Governo do Amapá possa realizar esse exame, evitando assim que as pessoas deixem suas casas e saiam do Amapá para receber um possível diagnóstico”, detalhou o diretor do CRDT, Leonardo Nunes. 

Para diagnosticar a tuberculose, a rede pública estadual também oferece um teste rápido em Macapá e no Laboratório de Fronteira (Lafron), em Oiapoque. Caso este exame apresente resultado inconclusivo ou negativo e a pessoa continue apresentando os sintomas, é necessário realizar a broncoscopia. 

A tuberculose é transmitida pelo ar, então uma pessoa sem tratamento consegue infectar até outras dez e, desse número, 5% a 10% vão desenvolver a doença. Quanto mais precocemente for diagnosticada, mais rápida será a possibilidade de cura, evitando complicações. Em 2023, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) contabiliza 87 casos da doença no Amapá. 

Tratamento da tuberculose 

Caso o paciente receba o diagnóstico positivo, o CRDT oferta todo o atendimento necessário para o tratamento da patologia, disponibilizando uma equipe multiprofissional como pneumologista, enfermeiros, técnicos, além da dispensação de medicamentos na unidade.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos por uma bactéria. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos.

A doença tem como principais sintomas emagrecimento acentuado, tosse com ou sem secreção por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, falta de apetite, palidez e rouquidão.  

“É importante que, se os sintomas persistirem por mais de três semanas, a pessoa procure auxílio médico para que seja aberta uma investigação sobre o diagnóstico da tuberculose. Precisamos estar atentos aos sintomas, para iniciar de forma rápida e efetiva o tratamento adequado, podendo assim interromper o período de contágio”, afirma o médico do CRDT, Paullo Danilo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo