Tecnologia

Governo lança edital para Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação Láurea ‘Robério Nobre’

O Governo do Amapá divulgou o 1º edital do “Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação Láurea Robério Nobre”. A iniciativa valoriza pesquisadores, empresas de base tecnológica e profissionais de comunicação com trabalhos de destaque e inovação ao longo do ano no estado. 

Na solenidade de lançamento, o governador Waldez Góes, ressaltou a importância do incentivo e disseminação do conhecimento científico no estado. “O prêmio Robério Nobre reflete o quanto a ciência, a tecnologia e a inovação são prioridade. É com investimento em ciência que fortalecemos a economia, salvamos vidas – como se vê no decorrer da pandemia -, e desenvolvemos como um todo a sociedade”, comentou.

O edital foi elaborado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia (Setec). O titular da Setec, Rafael Pontes, enfatizou a função múltipla da premiação. “Os principais objetivos do prêmio são o reconhecimento e a valorização dos pesquisadores que atuam no Amapá, a disseminação do conhecimento científico, e, consequentemente, o estímulo à inovação no nosso estado; é um estímulo ao desenvolvimento social em todas as esferas”, disse.

As inscrições ficam abertas de 17 de agosto a 10 de setembro de 2021, e deverão ser realizadas pelo site fapeap.portal.ap.gov.br. Os candidatos deverão se inscrever somente em uma das seis categorias do certame: pesquisador destaque; pesquisador inovador; profissional de comunicação; empresa destaque em comunicação; startup destaque; e projeto científico e inovador.


Os classificados em 1º lugar em cada categoria receberão troféus, certificados, e premiação no valor de R$ 5 mil.


Homenagem


O prêmio de incentivo à ciência e inovação leva o nome de Robério Aleixo Nobre, falecido em abril de 2021, aos 62 anos, vítima da Covid-19. Robério Nobre foi meteorologista, bacharel em direito e servidor de carreira da Embrapa, com longo histórico de contribuição, incentivo e implementação de modelos de desenvolvimento sustentável e inovação científica no Amapá.

Ao longo de sua extensa trajetória pública, foi também diretor da Companhia de Gás do Amapá, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, de Desenvolvimento Rural e diretor da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), hoje Agência Amapá, e sempre um ávido defensor do fortalecimento científico e tecnológico no estado.


Estava no cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente quando faleceu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo