HE aborda Janeiro Branco com pacientes internados
A Comissão de Humanização da Unidade Assistencial Dr. Oswaldo Cruz (Anexo HE) realizou uma atividade lúdica com os pacientes internados para abordar o Janeiro Branco, uma campanha que existe desde 2014 com o objetivo de conscientizar sobre a saúde mental e emocional da população, com a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
A equipe, em parceria com os integrantes do grupo Musicoterapia, passou nas enfermarias abordando o tema da Campanha de 2024 ‘Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?’.A ação promoveu momentos de informações e descontração aos pacientes, acompanhantes e profissionais. Foi entregue material de apoio com seis dicas de como manter a saúde mental e um caça-palavras referente à campanha.
Além disso, os profissionais explicaram que o Anexo do HE dispõe de psicólogos que realizam atendimento à beira leito diariamente, e também quando são solicitados. O presidente da Comissão de Humanização da Unidade, Adriano Prata, conta que a atividade promoveu um espaço de conscientização e mobilização para que o público interno do hospital possa refletir como a saúde mental é essencial.
“De forma lúdica, destacamos o quanto a saúde mental é necessária para o bem-estar, pois impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. A musicoterapia é uma ação que sempre funciona e alegra os pacientes. É muito bom ver o sorriso e a surpresa estampadas nos rostos deles”, frisou.
Adriano destaca que todas as ações voltadas para qualidade da saúde mental são importantes para que o paciente não se sinta desassistido. “A equipe do HE tem a missão de tornar o período de internação menos doloroso. Os pacientes do Anexo do HE são cuidados não só fisicamente, mas também psicologicamente. A equipe se preocupa com o bem-estar integral dos usuários, acompanhantes e colaboradores”, afirmou.