HE acolhe vítimas de queda de helicóptero; Pacientes resgatados após queda de aeronave no Parque Nacional do Tumucumaque estão estáveis e em observação
O Anexo do Hospital de Emergência Dr. Oswaldo Cruz (HE) recebeu na tarde desse sábado, 19, duas vítimas da queda do helicóptero da Funai, que estava desaparecido na floresta Amazônica há três dias. Eles foram resgatados e encaminhados para a unidade de saúde.
Josilei Albino Gonçalves Freitas, 51 anos, e José Francisco Pereira Vieira, 67 anos, deram entrada no Anexo do HE estáveis e passaram por avaliação médica e exames. De acordo com o corpo clínico da unidade, os pacientes estão orientados e conscientes. “Eles apresentam sinais de desidratação moderada, por isso a necessidade de internação para avaliação do quadro de saúde até sua resolutividade”, afirmaram os médicos.
O diretor técnico do HE, Gustavo Stanislaw explicou que foram adotados todos os protocolos de cuidados e atenção para garantir o melhor atendimento a eles. “O padrão de excelência clínica é uma meta constante que buscamos atingir. Com pacientes vítimas de acidentes dessa natureza é preciso cuidado redobrado em virtude das condições que passaram no meio da selva, por isso adotamos um protocolo de isolamento para garantir a melhor recuperação deles”, frisou.
De acordo com a diretora-geral do HE, Mara Helena Jardim, familiares e autoridades interessadas no acompanhamento recebem notícias atualizadas diariamente como forma de minimizar o impacto de um acidente como esse. “Nossa equipe médica passa as informações e a equipe psicossocial cuida de transferir isso em forma de comunicados bem explicados para familiares e autoridades que precisam ser avisadas do estado esses pacientes. Tudo em uma busca de prestar o atendimento mais humanizado possível para a população que recebe nossos serviços”, finalizou.