Saúde

HE alerta a importância da Língua Brasileira de Sinais

 Com o objetivo de reforçar a importância do aprendizado e a prática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Anexo do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz (HE) realizou uma ação educativa com os colaboradores, onde eles tiraram suas dúvidas e também aprenderam os sinais básicos para uma efetiva comunicação dentro do ambiente hospitalar.

O coordenador de experiência do paciente, Adriano Prata, afirma que a unidade, constantemente, recepciona pacientes surdos, que conseguem se comunicar com os profissionais através da Libras.

“A ausência de uso da Libras pelos profissionais da saúde fragiliza a comunicação do deficiente auditivo, bem como seu acesso aos serviços de saúde em todos os níveis da assistência, prejudicando a qualidade do atendimento prestado”, explicou.

Adriano revela que 26 de setembro é o dia Mundial do surdo, data criada para promover reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

“Saber dialogar através da Libras é possibilitar uma comunicação de forma eficiente e respeitosa com pacientes surdos, melhorando assim a qualidade dos cuidados prestados, humanizando o atendimento, propiciando uma experiência de internação positiva ao usuário “, comentou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo