Saúde

HE promove ação educativa sobre Agosto Lilás

Campanha aborda o enfrentamento à violência contra a mulher.

A comissão de Humanização do Anexo do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz (HE) realizou palestra educativa aos pacientes e colaboradores sobre o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher.A campanha foi criada em alusão a Lei Maria da Penha 11.340, sancionada em 07 de agosto de 2006.

A Responsável Técnica (RT) do serviço social, Maria Luciana, abordou os tipos de violência contra a mulher previstos na lei Maria da Penha (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), bem como sobre quando, como e de que forma orientar e tomar medidas com pacientes que sinalizam ser vítimas destas ações.

O Presidente da comissão, Adriano Prata, explicou os mecanismos jurídicos de proteção a mulher, canais de denúncia, ciclo da violência (aumento da tensão, ato de violência, arrependimento e comportamento carinhos) e sobre as redes de apoio à mulher no Estado do Amapá, o Centro de Referência em Atendimento a Mulher (CRAM) e o Centro de Atendimento a Mulher e a Família (CAMUF)

Além disso, foram distribuídos panfletos como material de apoio abordando o assunto e os laços lilás para ser utilizado nas roupas e privativos do público presente. “A atividade é uma forma de demonstrar apoio à campanha, afinal, o enfrentamento à violência contra a mulher é uma luta de todos”, concluiu Adriano Prata.

Foram distribuídos panfletos como material de apoio abordando o assunto e os laços lilás para os presentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo