II Pedal Azul: passeata de bicicletas oferece serviços de saúde, atrações musicais e sorteio
O câncer de próstata é o segundo câncer com maior número de óbitos de pacientes homens no Brasil, lembra Lúcia Damasceno, assistente social do IJOMA. “Nós temos objetivo de identificar de forma precoce a doença, convidamos os homens de 35 a 40 anos para vir ao IJOMA, fazer o exame e, se for o caso, potencializar sua chance de cura através da prevenção.”
Para promover o Novembro Azul e conscientizar as pessoas sobre o câncer de próstata, o TJAP (Tribunal de Justiça do Estado do Amapá) realizará a segunda edição do Pedal Azul, em cooperação com o IJOMA (Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães) e demais instituições parceiras. A concentração está marcada para 16h30, nessa sexta-feira (18/11), no Mercado Central. Os ciclistas seguem o seguinte itinerário: Beira Rio, Praça do Coco, Avenida FAB, Rua Cândido Mendes, Beira Rio, até o encerramento na Praça Samaúma.
Edson Souza, assistente administrativo, já veterano na passeata, conta o motivo de sempre se manter presente no evento, “é importante mostrar que é um assunto normal, que deve ser naturalizado entre os homens e participando da caminhada rosa é uma forma de propagar esse pensamento”.
Na linha de chegada, o evento oferece serviços de saúde, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e o PSA, exame de sangue capaz de identificar o câncer de próstata. Além disso, é oferecida uma confraternização com programação cultural e a realização do sorteio de duas bicicletas.