Cidades

Indígenas denunciam precariedade no posto de saúde no Tumucumaque

Moradores da terra indígena Tumucumaque denunciam a precariedade em que o posto de saúde da comunidade estaria funcionando. Segundo os denunciantes, a unidade estaria sem material básico para os atendimentos.

O indígena Glauber Tiriyó relatou em suas redes sociais o atendimento que recebeu na última terça-feira, 29 de outubro. De acordo com Tiriyó, as profissionais da unidade tiveram que realizar uma sutura usando lanternas, pois a unidade está sem energia.

“A situação é muito séria e afeta diretamente a saúde da nossa comunidade. Nosso posto de saúde está sem medicamentos básicos, sem material de sutura, sem energia e com uma estrutura antiga que já não oferece condições mínimas de atendimento”, disse o indígena.

Mesmo com a dedicação dos profissionais de saúde, segundo os indígenas a situação estaria insustentável.

O posto de saúde da Terra Indígena Tumucumaque é de responsabilidade do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), segundo Glauber a comunidade já acionou o órgão relatando os problemas, mas até agora, não obtiveram resposta.

“Até o momento, estamos sem resposta dos órgãos responsáveis, e nossa comunidade não pode continuar abandonada dessa forma”, finalizou Glauber, indignado com a situação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo