Saúde

Instituto Macapaense de Pediatria começa a ofertar atendimento de urgência e emergência 24 horas na capital

Dispositivo tem capacidade para 450 atendimentos diários, além de 45 leitos, que serão divididos entre observação, medicação e nebulização e estabilização.

Nesta segunda-feira (1), o Instituto Municipal de Pediatria (Impe) iniciou os atendimentos. A unidade, administrada pela Prefeitura de Macapá, é voltada ao público infanto-juvenil e atende urgências e emergências como observação, nebulização e estabilização, de domingo a domingo, 24 horas por dia. Entre os serviços também estão atendimentos médico, diagnóstico laboratorial e de imagem, farmácia e pequenos procedimentos.

O mais novo dispositivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atende crianças e adolescentes, de 0 a 13 anos. Para ter acesso ao instituto, é necessário a apresentação de certidão de nascimento, documento oficial da criança e dos pais ou responsáveis, cartão do SUS e comprovante de residência.

A unidade possui capacidade para 450 atendimentos diários, além de 45 leitos, que serão divididos entre observação, medicação e nebulização e estabilização. O instituto também oferece atendimento médico, diagnóstico laboratorial e de imagem, farmácia e sala de pequenos procedimentos.

Igor Brito e a esposa Ana Clara levaram a filha Ana Flor à unidade nesta segunda-feira (1). A criança de 10 meses apresentava sintomas típicos de uma gripe, mas segundo o pai, com bebês, todo cuidado é pouco.

“Ela passou o fim de semana meio gripadinha, então decidimos vir aqui, já que é bem perto de casa. O atendimento e a triagem foram rápidos e a equipe é muito paciente”, relata Igor, pai de Ana Flor.

Igor Brito e a esposa Ana Clara levaram a filha Ana Flor à unidade

O dispositivo disponibiliza uma equipe multiprofissional e um espaço equipado para tornar o pronto atendimento rápido e acessível.

“O serviço vem contribuir para a diminuição da mortalidade infantil no município. O instituto funciona como uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa), mas focado na saúde infanto-juvenil. Aqui acontecem as avaliações com especialistas, e se for necessária internação ou cirurgia, os pacientes serão referenciados às unidades especializadas em média e alta complexidade”, conta a diretora da unidade, Claudia Sabino.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo