Amapá

Intenção de compras para o Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 36 milhões em Macapá*m

O Instituto Fecomércio realizou, entre os dias 24 e 30 de abril, uma pesquisa com 400 potenciais consumidores da cidade de Macapá para identificar a intenção de compras para o Dia das Mães 2025. Com base na intenção de compra dos consumidores, a previsão é que o comércio de Macapá movimente cerca de R$ 36 milhões neste Dia das Mães, sinalizando um resultado positivo para o setor, que é o principal impulsionador de emprego e renda no Estado.

De acordo com os dados apurados, 80% dos consumidores entrevistados pretendem comprar algum produto para presentear no Dia das Mães. Dentre eles, 58% planejam adquirir um presente; 30%, dois presentes; e 10%, até três itens. O resultado indica que, além das mães, outras mulheres do núcleo familiar, como esposas, avós e sogras, também devem ser homenageadas.

O levantamento tem como objetivo fornecer dados que auxiliem o comércio local a se preparar para uma das datas mais importantes do varejo, considerada a segunda melhor em volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal. “Conhecer o perfil do consumidor nesta data é de fundamental importância, principalmente por ser considerada a segunda melhor data para o comércio varejista”, comentou Beatriz Cardoso.

Itens mais procurados
Os produtos mais procurados serão itens de perfumaria e higiene pessoal (35%), seguidos por vestuário (33%), calçados (23%), bolsas, carteiras e acessórios (12%) e eletrodomésticos (10%).

Ticket médio
Sobre o valor gasto, 12% dos consumidores afirmaram que pretendem desembolsar até R$ 100,00; 35% devem gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00; 23% entre R$ 201,00 e R$ 300,00; e 6% entre R$ 301,00 e R$ 400,00. Já 24% planejam compras acima de R$ 400,00. O ticket médio por presente está estimado em R$ 150,00.
Forma de pagamento
A forma de pagamento mais apontada foi à vista em dinheiro (30%), seguida por cartão de débito (20%) e PIX (20%). As compras parceladas no cartão de crédito representam 28% das intenções, enquanto 2% afirmaram que pretendem comprar no crediário, carnê ou boleto.

Local de compra
O centro comercial de Macapá será o principal destino de compras, escolhido por 62% dos entrevistados. As lojas de shopping aparecem em segundo lugar, com 22%, seguidas por lojas de bairro e galerias (12%). Além disso, 10% dos consumidores vão encomendar o presente e 8% pretendem comprar pela internet.

Comemorações
Quanto às comemorações, 90% dos entrevistados pretendem celebrar a data. A maioria (57%) vai comemorar em casa; 34% na casa de familiares ou amigos; e 5% deve ir a restaurantes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo