Política

Jaime Nunes reúne com representantes do trade turístico do AP e recebe propostas para desenvolver o setor

O empresário Jaime Nunes, pré-candidato ao governo do Amapá, participou de um encontro com representantes de entidades do trade turístico local, na quarta-feira (22). O encontro serviu para coletar informações, sugestões e debater sobre o plano de governo voltado para o setor.

Aproximadamente 25 entidades sindicais, o associações e empresas do setor privado participaram do debate, que buscou a construção participativa do programa de governo de Jaime para a eleição ao Setentrião em outubro deste ano. A exemplo do que vem fazendo com setores como a educação e a saúde, em que reuniu com os profissionais que atuam no dia a dia dessas áreas.

Para Jaime, essa é a única forma eficiente de se construir um plano de governo exequível e que atenda as demandas de cada setor. Ele destacou ainda a importância do turismo no planejamento construído por sua equipe para ajudar a desenvolver economicamente o Amapá.

“O turismo é uma das maiores indústrias que podemos ter, e o Amapá possui potencialidades turísticas em todos os municípios, mas que, ao longo dos anos, não foram exploradas de forma eficiente. Temos uma culinária de importância internacional e não sabemos usar. Temos belezas naturais incríveis, e lugares propícios para desenvolvermos a pesca esportiva e o turismo de aventura. Mas, para isso, precisamos destravar esse setor. E só vamos conseguir fazer isso ouvindo quem conhece a realidade e vive o dia a dia do turismo”, disse Jaime.

A iniciativa de realizar a plenária foi elogiada pelo vice-presidente da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-AP) e coordenador do Observatório do Turismo, Sandro Belo. Segundo ele, as diversas entidades convocadas para o encontro representam quase que a totalidade dos atores que movimentam o turismo no estado. “O turismo representa hoje 6% do PIB do Amapá, e emprega aproximadamente 27 mil pessoas. Essas pessoas que estão aqui é que fazem esse trabalho acontecer, e eles precisam ser ouvidos”.

Já a presidente da Associação dos Artesão do Amapá (Aart-AP), Cláudia Penafort, disse que o setor precisa ser olhado com carinho pelo poder público, que há anos tem negligenciado o turismo no estado. Ela lembrou que a categoria dos artesãos sofreu muito na pandemia, e tem tentado se reerguer. “ Nosso setor foi muito afetado com a pandemia, e precisamos mais do que nunca do apoio do Estado para vencermos essas dificuldades e seguirmos produzindo e levando a identidade do Amapá lá pra fora”, afirmou.

Propostas

Cada entidade representada na reunião teve a oportunidade de entregar uma lista de demandas e propostas a Jaime, que, juntamente com sua equipe, fará um compilado das informações para elaborar o plano de governo. A necessidade de reestruturação da secretaria de turismo e a realização de um concurso para turismólogos no estado foram algumas das demandas levantadas na reunião.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo