Cotidiano

Lançada nova Agência de Notícias, moderna e de fácil acesso

Com a presença de jornalistas de diferentes veículos e representantes de instituições públicas, o Governo do Amapá lançou na segunda-feira, 22, a nova Agência de Notícias do Estado, um canal dedicado à comunicação pública, para informar à população sobre as ações e serviços do Estado.

É uma plataforma moderna que reúne em um só lugar, mais de 60 editoriais dos principais temas de trabalho do governo, com áreas exclusivas para vídeos, fotos, áudios, redes sociais e menu de notícias por municípios. Tudo para que o cidadão encontre o que precisa no menor tempo possível.

O formato inovador se aplica a qualquer dispositivo como computadores, smartphones e tablets, pois o site é adaptável a variados modelos de tela. A experiência do internauta será melhor com o uso de fonte que permite uma leitura mais agradável, além do recurso de fotos em tamanhos e áreas diferentes.

Com a iniciativa, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) acompanha a evolução na publicação de conteúdo, em especial da comunicação pública, baseado no exercício diário de um jornalismo plural e que cumpre o papel de informar com ética e credibilidade.

“Nós acreditamos muito que a comunicação pública tem um papel fundamental nos dias de hoje, pois somos nós, nas secretarias, nos órgãos do estado e nos municípios, que levamos as informações e, em especial, os serviços que a população quer e precisa saber. Por isso, demos este passo pioneiro, com a criação da Agência, que vai permitir que a informação chegue para todos de maneira rápida, clara e objetiva”, declarou a secretária de Comunicação, Ilziane Launé.

Na ocasião, o Governo do Amapá também lançou um manifesto de enfrentamento à desinformação, com a participação da imprensa, influenciadores digitais e órgãos em várias esferas nos 16 municípios para combater a circulação de mentiras.

Visitando o Amapá pela primeira vez, o presidente do Conselho Nacional das Secretarias de Comunicação, Igor Marques, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa e destacou o pioneirismo do Amapá em consolidar uma rede contra as fake news.

“O Amapá está de parabéns por entender a importância de combater a circulação de falsas notícias e hoje, com o lançamento da Agência, se torna pioneiro na criação da Rede de Enfrentamento à Desinformação, que vai ajudar a população a identificar o que é verdade e o que é mentira. Sem dúvidas, vou levar o exemplo do Amapá para as demais cidades que eu for visitar”, ressaltou Marques, que também é secretário de Comunicação do Rio de Janeiro.

Para o radialista Paulo Santos, de Vitória do Jari, a Agência de Notícias vai contribuir significativamente para os profissionais da imprensa, sobretudo, do rádio, pois disponibiliza áudios, entrevistas e informações importantes para todo o estado.

“Sem dúvidas é uma inovação que traz bastante contribuição, principalmente para quem é comunicador do interior do estado e tem um pouco de dificuldade de conseguir participar dos eventos e também, de conseguir entrevista. Mas agora, vamos conseguir baixar os áudios diretamente da Agência de Notícias e vai ser só sucesso”, comemorou o radialista.

O evento de lançamento da plataforma, que aconteceu no espaço Mont’ Blanc, em Macapá, reuniu profissionais da imprensa, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas estadual e federal, acadêmicos de jornalismo da Universidade Federal do Amapá e sociedade civil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo