Líderes da Região dos Lagos coordenam oficina do turismo em Tartarugalzinho
O objetivo é a capacitação em temas do turismo essenciais para que a Região dos Lagos se desenvolva de forma profissionalizada, competitiva e sustentável.
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apresenta os resultados da Oficina Fortalecimento do Turismo, ocorrida na Câmara de Vereadores do Município de Tartarugalzinho/AP. O treinamento reúne líderes dos setores empresarial, público, e do terceiro setor, participantes do Projeto LIDER Região dos Lagos.
Segundo a gerente da Unidade de Políticas Públicas e desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Almeida, o Projeto LIDER, utiliza as potencialidades e competências regionais, estimula o alinhamento local e permite a convergência das políticas de fomento municipais, estaduais e nacionais, públicas e privadas, inclusive do próprio Sebrae, a partir de uma Agenda de Desenvolvimento que promova um ambiente favorável aos pequenos negócios.
Projeto
O Projeto LIDER, foi implementado em três (3) fases, entre elas, a Fase de Fundação com a identificação do território e do grupo de líderes; Fase de Construção, onde o grupo se estrutura, coopera e constrói a Agenda do Desenvolvimento; e a Fase de Aplicação, o grupo se institucionaliza e implementa a estratégia definida. Foram promovidos oito (8) encontros na Região dos Lagos e serão realizados quatro (4) Fóruns de Acompanhamento.
A capacitação no segmento Turismo, é uma ação de planejamento no 2º Fórum de Acompanhamento. Na ocasião, a Agenda de Desenvolvimento da Região dos Lagos, foi apresentada a diversas autoridades eleitas em 2022, entre elas, governador, vice-governador, senador, deputados estaduais e vereadores dos municípios de Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Pracuúba.
Destaque
Na abertura da Oficina Desenvolvimento do Turismo, o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, anuncia a criação da Secretaria Municipal de Turismo, anteriormente um departamento da Secretaria Municipal de Obras. Tartarugalzinho reúne aspectos da enorme diversidade da Região, numa síntese exuberante onde se destacam a força doce do Amazonas, a delicadeza dos igarapés gelados, que compõem cenários tão distintos, quanto belos, com uma riqueza cultural que se manifesta nos festivais e na culinária.
“Tendo um povo com autoestima crescente, que se orgulha de seu lugar, de sua beleza, riqueza e cultura; um povo acolhedor, hospitaleiro e caloroso, que sente prazer em receber os visitantes e apresentar sua cidade. Tudo isto faz de Tartarugalzinho uma Obra Prima da Amazônia, e fazer da Obra Prima da Amazônia, um destino turístico forte é meta prioritária do nosso governo. Uma meta adequada à política econômica definida para Tartarugalzinho, que tem claramente uma forte vertente focada na sustentabilidade”, enfatiza o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.
Oficina
De acordo com o consultor do Sebrae, Doutor e Mestre em Turismo e Hotelaria, Cálidon Costa, a Oficina de Fortalecimento do Turismo, oportuniza os setores na Região dos Lagos, o conhecimento sobre os diversos tema do turismo, essenciais para que os municípios e regiões possam se desenvolver de forma profissionalizada, competitiva e sustentável.
“O treinamento proporciona tanto aos municípios, quanto a região, conhecimentos para atrair turistas, gerando assim emprego e renda, e contribuindo de forma positiva no crescimento econômico e no desenvolvimento socioambiental de cada município pertencente à região”, declara o consultor do Sebrae, Cálidon Costa.
Para ele, a Oficina foi muito importante, principalmente pelo compartilhamento de informações e do comprometimento dos setores, para que de fato aconteça não somente o planejamento, mas que sejam executadas todas as ações que foram propostas para a Região dos Lagos.
“Os assuntos que foram tratados durante a Oficina perpassam pela gestão pública de turismo, governança e estâncias de governança de turismo, parcerias de turismo, inventariação turística, planos, programas, projetos e ações a serem realizadas no turismo local, que é o turismo municipal e também da Região, fundo municipal do turismo e captação de recursos para o turismo”, finaliza o consultor do Sebrae, Cálidon Costa.
A coordenação do Projeto LIDER Região dos Lagos, é da gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Almeida; e do gestor estadual do Projeto Lider, Rômulo Brasão.
A Oficina Desenvolvimento do Turismo, ocorreu no município de Tartarugalzinho, no último sábado (5), às 8h. Prestigiaram o evento e receberam a Agenda de Desenvolvimento da Região dos Lagos, o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro; prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros; prefeito do Município de Amapá, Carlos Sampaio; governador do Amapá eleito, Clécio Luis; vice-governador eleito, Antônio Teles Junior; senador reeleito, Davi Alcolumbre; deputado estadual reeleito, Jack JK; deputadas estaduais eleitas, Dayse Marques e Liliane Abreu.