Macapá e mais quatro capitais da região Norte terão sinal 5G liberado
Efetivação acontece na próxima quinta-feira, 06.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que cinco capitais da Região Norte terão, a partir do dia 6 de outubro, a faixa de internet de quinta geração (5G) liberada para a entrada em operação. A nova tecnologia permite transmissão de dados de forma mais veloz, estável e com menor tempo de resposta.
O anúncio – relativo ao início dos serviços em Macapá, Belém, Manaus, Porto Velho e Rio Branco – foi feito hoje (4), em Brasília. Essas frequências para o 5G foram leiloadas em novembro de 2021, e a previsão inicial era que o serviço seria disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho, e que nas demais cidades do país a ativação seria gradual até 2029.
A conclusão da primeira etapa de entrega da faixa de 3,5 GHz, será explorada por três operadoras (Vivo, TIM e Claro) em todas as capitais do país.
Até o momento as operadoras já instalaram, mais do que o dobro de antenas previstas no edital do 5G, com 5.275 antenas prontas para uso, com isso, o 5G já está presente em 5% das 93 mil estações instaladas no país.
O serviço disponibilizado nas 27 capitais alcança 24% da população brasileira e tem um potencial de chegar a 50 milhões de brasileiros.
Região Norte
As operadoras têm até 28 de novembro para ligar todas as estações previstas para a Região Norte. Serão 57 antenas em Belém; 18 em Macapá; 84 em Manaus; 21 em Porto Velho; e 15 no Rio Branco.