Esporte

Marcos Augusto Souza é o novo presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amapá

Marcos Augusto Pereira de Souza, conhecido como “Souza Selva”, é o novo presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amapá (FTMA). A eleição para o quadriênio 2025 a 2029 aconteceu na sexta-feira, 13.

Souza é conhecido por ser um ativista da política cultural do Estado do Amapá. Foi presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela, onde se sagrou bicampeão. Atualmente, também preside o Conselho Deliberativo da honrada e gloriosa Verde e Rosa da Favela.

O talento para o carnaval agora o credencia para o desporto do tênis de mesa e ao fortalecimento do esporte amapaense. Souza vai labutar e aplicar sua capacidade e conhecimentos na nova diretoria da FTMA, clubes, atletas e comunidade do referido esporte no Amapá e Brasil.

A chapa “O trabalho tem que continuar e avançar” foi eleita por aclamação, mostrando a expectativa e confiança na diretoria eleita. Na verdade, Souza já tem história no Tênis de Mesa. Ele é avô e o maior incentivador do atleta destaque do tênis de mesa amapaense, Francisco Bisneto, que, aos 16 anos, é o primeiro colocado nas categorias sub-21 e sub-19 da modalidade na região Norte.

A composição da chapa eleita é a seguinte:
Presidente: Marcos Augusto Pereira de Souza
Vice-Presidente: Eduardo Lima de Almeida
Secretário-Geral: Giuliano Joaquim Favacho Amoras
Tesoureiro: Adriano Luiz Santos Ferreira

Conselho Fiscal – Titulares: Marcos de Ubaiara Rocha, Darlan Zacheu Barros da Silva e Lendel Abdon Tavares
Conselho Fiscal – Suplentes: Deniz Chaves Almeida, Helielson Alain do Nascimento Ribeiro e Luiza Camilly Lima Barreto

A posse está marcada para o dia 1º de julho.

O atual presidente da FTMA, Paulo Benjamim, agradeceu o apoio recebido durante sua gestão e destacou o trabalho realizado, que colocou o tênis de mesa amapaense em evidência. “Desejo à nova Diretoria e ao Conselho Fiscal uma excelente gestão em prol do tênis de mesa do Amapá”, declarou.

Popularizar o esporte
Marcos Augusto Souza ressaltou que pretende manter o legado da gestão atual e, acima de tudo, avançar na meta estabelecida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa: popularizar o esporte no Amapá e em toda região Amazônia, com foco no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2029, que será realizado no Brasil.

“Nossa missão é fortalecer o tênis de mesa no estado como um grande esporte olímpico e, principalmente “paralímpico” e mostrar que o Amapá e o Brasil são potências na modalidade”, destacou.

Para isso, Souza afirmou que vai buscar e ampliar parcerias com os setores público e privado para, por meio do tênis de mesa, formar cidadãs e cidadãos, fomentando a prática esportiva nas escolas públicas e privadas de todos os municípios amapaenses. “O Amapá tem potencial e vamos formar mais atletas olímpicos de alto rendimento para as próximas Olimpíadas e o Mundial. Hoje, muitos já disputam torneios nacionais e internacionais. Vamos também fortalecer a parceria com o Platô das Guianas”, garantiu
Outra parceria, segundo Souza, será com universidade e clínicas de fisioterapia, na área da saúde pública. “O tênis de mesa faz parte também de um processo de inclusão na vida da nossa população. Por meio da prática esportiva da modalidade, cientificamente está comprovado a evolução no tratamento de saúde, especialmente de Parkinson”, observou.

O novo presidente destacou ainda que, no próximo dia 30, está previsto o lançamento do edital de licitação para a construção do primeiro Centro de Treinamento Profissional de Tênis de Mesa Público de Macapá, na Rodovia do Centenário. “Com isso, vamos ampliar os projetos sociais e os horários de treinamento para manhã, tarde e noite. Hoje, os atletas só treinam à noite”, explicou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo